Alckmin reúne-se com secretários para avaliar trabalhos e acelerar prioridades

'Haverá muita resistência para a desativação da Casa de Detenção', alerta governador

qua, 28/11/2001 - 21h21 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin reuniu-se nesta quarta-feira, dia 28, com todos os secretários de Estado, no Palácio dos Bandeirantes, para uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante este ano. “Por ordem alfabética, começamos pela Secretaria da Administração Penitenciária, para discutir o cumprimento rigoroso do cronograma das obras, com a entrega das onze penitenciárias, simultaneamente com a desativação da Casa de Detenção”, disse Alckmin. As duas primeiras penitenciárias a serem entregues são as de Valparaíso e Pacaembu. Na prática, a desativação da Casa de Detenção começa a partir da próxima segunda-feira, quando não será mais permitida a entrada de presos.

“E quero alertar que haverá muita resistência a essa desativação, há muitos interesses envolvidos nisso, de presos, do crime organizado, de muita gente”, avisou. O governador disse que serão concluídos mais seis novos Centros de Detenção Provisória (CDPs), para tirar os presos dos distritos policiais, além da entrega dos Centros de Ressocialização e Alas de Progressão Penitenciária.

Alckmin afirmou que São Paulo vai terminar o ano com déficit público zero. A Lei de Responsabilidade Fiscal foi um dos temas discutidos. “Vamos cumpri-la rigorosamente, tanto em relação ao pessoal quanto à contratação de obras, serviços terceirizados e convênios inter-governamentais”, disse.

O governador destacou algumas prioridades que estão sendo aceleradas, como o Programa de Microbacias, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, com recursos de R$ 280 milhões para recuperação do solo, recomposição de matas ciliares e áreas degradadas. A metade dos recursos é constituída por financiamento do Banco Mundial. “O agronegócio foi um dos setores mais destacados, já que tem permitido o aumento das exportações”, disse Alckmin, ao citar vários programas do governo em execução.

Na Segurança Pública, destacou os convênios a serem assinados com o governo federal, o incremento da informatização, a ampliação do Disque-Denúncia e a maior integração das Polícias. O estímulo ao turismo no Estado como fonte de emprego e renda foi outro tema de destaque. Na área da Cultura, o governador informou que as obras no prédio do antigo Dops, onde vai ser criado o Museu do Povo Brasileiro, estão em fase final de construção.