Alckmin reúne-se com embaixadora dos Estados Unidos

Diplomata reconhece o desenvolvimento do Estado de São Paulo nos últimos anos

seg, 13/05/2002 - 17h30 | Do Portal do Governo


“Os Estados Unidos não demonstram nenhum temor em relação às eleições no Brasil”, afirmou a embaixadora norte-americana no País, Donna Hrinak, nesta segunda-feira, dia 13, após audiência com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Perguntada se achava justificável a recomendação de bancos norte-americanos diminuindo o peso de papéis brasileiros da dívida por conta das eleições, Donna Hrinak disse que em qualquer país falar de eleições em maio, quando estas vão ocorrer em outubro é inoportuno. “O nosso interesse é a democracia e as eleições no Brasil competem unicamente ao povo brasileiro”, afirmou.

Quanto às afirmativas do ministro Sérgio Amaral de dificuldades para aprovação da Alca, por causa do suposto protecionismo na questão do aço, a embaixadora se disse otimista. Revelou ter falado com o governador sobre a questão, e que, embora otimista, considera essas negociações difíceis. “Se fosse fácil já teria sido aprovado”, ponderou. Disse que não se trata de um progresso linear. “Tem desvios, tem passos para trás, mas chegaremos a um consenso, não tenho nenhuma dúvida”, avaliou.

Donna Hrinak conhece bem o Estado de São Paulo porque exerceu durante três anos o posto de adida para assuntos políticos no Consulado de seu País na Capital. “Tenho um filho paulistano”, revelou. Ela comentou as mudanças verificadas no Estado, que considera um dos mais ricos e industrializados do País, enfatizando que em sua conversa com o governador lembrou o progresso verificado em muitas cidades do Interior. ”É muito palpável o crescimento do Brasil de hoje em relação àquele que conheci quando trabalhei no Consulado em São Paulo”, concluiu.

Alcindo Garcia