Alckmin reinaugura Salão Nobre da Secretaria da Educação

O espaço recebe o nome de José Ermírio de Moraes Filho, empresário apaixonado pelas artes e pelo esporte

ter, 10/02/2004 - 20h30 | Do Portal do Governo


Ao reinaugurar nesta terça-feira, dia 10, o Salão Nobre da Secretaria da Educação, com o nome de José Ermírio de Moraes Filho, o governador Geraldo Alckmin afirmou que ‘o governo presta uma homenagem a um empreendedor, um homem do trabalho, apaixonado pelas artes e pelo esporte, que deu um exemplo de que na vida não basta viver, é necessário conviver e participar’.

O Salão Nobre foi inteiramente restaurado, com investimentos de R$ 296 mil e ‘contribuiu para o movimento de revitalização do centro da cidade’, afirmou o governador. A sede da Secretaria da Educação é um dos monumentos históricos de São Paulo e foi construída em 1894 pelo arquiteto Ramos de Azevedo e pelo engenheiro Francisco de Paula Souza. Em 1939, passou a abrigar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

Nessa época, o Salão Nobre passou a ganhar importância, tornando-se espaço destinado à defesa de teses. Ali, originou-se também a Sociedade de Psicologia.

Para o secretário da Educação, Gabriel Chalita, é “uma honra para a pasta ter no seu salão mais nobre o nome de um emérito realizador, que contribuiu para a cultura e a melhoria de vida dos paulistas”. José Ermírio de Moraes Filho presidiu o Conselho de Administração do Grupo Votorantim, era o filho mais velho de José Ermírio de Moraes, o responsável pela criação das bases do conglomerado.

O filho do homenageado, José Ermírio de Moraes Neto, afirmou que a obra, restaurada nos 450 anos da fundação de São Paulo, é um símbolo da cidade e faz lembrar o valor do enorme legado social e cultural de um pioneiro da cidadania empresarial.

Também presente à solenidade, o empresário Antônio Ermírio de Moraes, irmão do homenageado, que declarou que ‘prêmios todo mundo recebe a toda hora, mas receber essa homenagem de um Governo extremamente honrado, me deixa muito feliz.”

Takao Miyagui