Alckmin reforça a segurança na Grande São Paulo

Em Mogi das Cruzes, o governador entregou 60 novas viaturas policiais

qui, 30/09/2004 - 17h08 | Do Portal do Governo


Dezesseis municípios da Grande São Paulo, instalados na regiões Norte e Leste, receberam nesta quinta-feira, dia 30, mais 60 novas viaturas policiais que foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin no município de Mogi das Cruzes. Ao custo de R$ 1,2 milhão para o Estado, os veículos serão usados para fazer o patrulhamento ostensivo e preventivo 24 horas. Também atenderão aos chamados das ligações 190. Pela manhã, Alckmin entregou em Santo André, 57 viaturas para a região do ABC.

Para reforçar ainda mais a segurança no Estado, o Governo vai comprar 400 carros para a Polícia Militar e 800 para a Polícia Civil que serão entregues até o final do ano. Alckmin informou que a Região Metropolitana será beneficiada com o remanejamento dos policiais militares que está sendo feito pela Secretária de Segurança Pública, o que vai possibilitar o aumento do contingente policial no Comando de Policiamento de Área (CPA) em mais 1.100 vagas a partir de novembro. Neste mesmo mês, haverá a formatura de 189 policiais, deste tota, 90 serão encaminhados para Mogi das Cruzes.

As 60 viaturas entregues hoje foram distribuídas para os seguintes municípios: Guarulhos (24), Mogi das Cruzes (7), Itaquaquecetuba (5), Caieiras (3), Francisco Morato (3), Franco da Rocha (3), Suzano (3), Poá (2), Ferraz de Vasconcelos (2), Santa Isabel (2), Arujá (1), Biritiba-Mirim (1), Cajamar (1), Guararema (1), Mairiporã (1) e Salesópolis (1). Equipadas com sinalizador, rádio e divisória de policarbonato (monocela), as novas viaturas são do modelo Corsa Sedan 1.6. Só o município de Mogi das Cruzes recebeu 486 viaturas entre os anos de 2002 até 2004.

Alckmin assinalou que as novas viaturas vão ajudar a prevenir os crimes, o que dará maior segurança à população. Destacou o treinamento e o preparo dos policiais, que passam por um intensivo curso na Academia do Barro Branco.

Os 130 mil policiais que estão sendo redistribuídos, informou o governador, estão sendo deslocados de acordo com a necessidade dos 645 municípios do Estado. “O último remanejamento foi há quase 20 anos e a Região Metropolitana precisa de um maior policiamento. Estamos nos empenhando para melhorar a segurança pública”, afirmou.

Além do combate ao crime, o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, ressaltou os diversos trabalhos feitos na área social pela policial que são captados por meio dos chamados 190. “Atendemos 150 mil ligações/dia. Realizamos 70 partos por mês. Ajudamos a transportar órgãos vitais como coração e rim, através do helicóptero Águia. E isto é muito importante a população saber”, observou.

Outras melhorias na região

O final das obras de duplicação da estrada Mogi-Dutra, que está sendo executada pelo Estado, deverá ficar pronta dentro de três a quatro meses, calcula Alckmin. Conforme o serviço é concluído, a obra vem sendo entregue em etapas para que a população possa utilizar a rodovia. “É uma das maiores obras do Estado, com investimentos de mais de R$ 100 milhões, e está sendo feita com todo cuidado ambiental”, ressaltou o governador.

Quanto à estrada Mogi-Bertioga, Alckmin disse que está fazendo um esforço para incluí-la no financiamento da segunda etapa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Está sendo feita uma avaliação. Já foi feita a vistoria e estamos incluindo como prioridade para melhorar o acesso, que já é bom, mas que pode ser ainda melhor. Não será uma duplicação como a Mogi-Dutra, mas vai ter acostamento, terceira faixa, recapeamento e obras de segurança”, esclareceu.

O governador ainda lembrou que esteve recentemente em Mogi das Cruzes para entregar a ampliação do Hospital Luzia Pinho Melo, que ganhou 250 novos leitos, e presta atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Destacou que o Estado está contratando 49 mil professores e que foi publicado hoje no Diário Oficial a abertura de concurso para mais 4.930 professores de Educação Física.

Valéria Cintra