Alckmin recepciona no Aeroporto atletas paraolímpicos que chegaram da Grécia

Governador destacou que 15% dos investimentos da Secretaria de Juventude, Esporte a Lazer são destinados a jogos paradesportivos

sex, 01/10/2004 - 12h15 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recepcionou, na manhã desta sexta-feira, dia 1º, os atletas da delegação paraolímpica do Brasil que chegaram da Grécia. Eles foram recebidos por autoridades brasileiras em café da manhã no Aeroporto de São Paulo, em Guarulhos.

Nas paraolimpíadas deste ano, os atleta brasileiros conquistaram 33 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 de prata e sete de bronze, colocando o País em 14º lugar no quadro geral de medalhas. O Brasil foi o 3º melhor das Américas. Essa foi a melhor performance dos paraatletas brasileiros. Em 2000, eles conquistaram o 24º lugar em Sidney, com 22 medalhas (seis de ouro, dez de prata e seis de bronze).

Para o governador, os resultados das paraolimpíadas mostram o quanto é possível superar limites e o valor desses atletas. “É um fato inédito no mundo se ter tantas medalhas simultâneas. É um belo exemplo. O Brasil está de parabéns e São Paulo está muito feliz. Nós fizemos este ano os primeiros jogos paraolímpicos, que foram um processo de seleção para as paraolimpíadas. Até então, se tinha jogos isolados em locais emprestados. Este ano, fizemos aqui e o Governo bancou todos os jogos do País em São Paulo”, disse.

Durante café da manhã oferecido aos paraatletas, o nadador Clodoaldo Silva, que conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata em Atenas, destacou que precisou abrir mão de muitas coisas para se dedicar exclusivamente ao esporte que o consagraria. “Hoje, vejo que valeu à pena, não por todas essas medalhas e pela repercussão que teve e vai ter. Mas, se isso ajudar outras pessoas portadoras de deficiência a sair de casa e praticar esportes, com certeza essas medalhas vão valer muito mais”, afirmou.

Clodoaldo teve paralisia cerebral na infância e entrou por acaso na natação praticando-a inicialmente para fins fisioterapêuticos. Para chegar ao complexo esportivo onde realiza os treinos, ele precisa pegar dois ônibus e andar cerca de dez minutos.

Alckmin elogiou a atitude do atleta. O que mais chamou a atenção do governador foi a grandeza “não só esportista, mas humana de Clodoaldo, que destacou que ficava feliz por estimular os portadores de necessidades especiais e população em geral à prática de esporte”, disse.

O governador destacou que 15% dos investimentos da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer são destinados a atividades dos jogos paradesportivos. Ele também ressaltou que, este ano, foram realizados os primeiros jogos paraolímpicos do Brasil, no Estado de São Paulo. “Ainda há muito a ser superado, muito esforço a ser feito, mas em São Paulo temos priorizado essas atividades que vão indo muito bem. Tivemos resultados extraordinários nos jogos paraolímpicos, mostrando que o que há é eficiência e não deficiência. Há uma enorme capacidade de superar limites”, afirmou.

Após o café da manhã, os atletas paraolímpicos paulistas, como Misael Conrado de Oliveira, medalha de ouro em futebol de cinco, seguiram para o Palácio dos Bandeirantes, onde foram homenageados, junto com os atletas olímpicos federados em São Paulo, com medalhas do Mérito Esportivo.

Cíntia Cury