Alckmin recebe secretário-geral da Liga dos Estados Árabes

O embaixador Amre Moussa veio à Capital paulista fortalecer as relações entre São Paulo e a Liga Árabe

ter, 05/04/2005 - 19h42 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu o embaixador Amre Moussa, secretário-geral da Liga dos Estados Árabes nesta terça-feira, dia 5, no Palácio dos Bandeirantes.

O encontro foi uma prévia da cúpula da América do Sul e dos países árabes, que será realizada em maio na Capital, e uma oportunidade de fortalecimento das relações entre a Liga Árabe e o Estado paulista. ‘São Paulo tem um comércio exterior muito forte e a cúpula será uma grande oportunidade para a realização de negócios’, disse o governador.

Em 2004 o Estado de São Paulo exportou mais de US$ 1,6 milhões para os países da Liga Árabe. Entre os principais produtos estão acessórios de automóveis, carne, açúcar, tratores, tubos de aço e óleos vegetais. No mesmo ano foram importados petróleo, ácidos, resinas e produtos químicos, totalizando mais de US$ 1 milhão em negócios.

Alckmin ressatou que São Paulo é uma capital árabe, com quase 5 milhões de descendentes. ‘Temos uma tradição de amizade e cooperação com todos os países da Liga Árabe’, ressaltou.

O embaixador Moussa chegou ao Brasil no último dia 3 e esteve em Brasília, onde se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro Celso Amorim. Hoje, participa de um jantar oferecido pela comunidade árabe em São Paulo.

Liga Árabe

Com o objetivo de congregar países árabes independentes, fortalecendo suas relações e mediando disputas que possam surgir, a Liga Árabe é composta atualmente por 22 países: Argélia, Arábia Saudita, Bareine, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuait, Líbano, Kuait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria, Somália, Sudão e Tunísia.

Carlos Prado