Alckmin recebe representantes do setor de combustíveis de Campinas

O sindicato representa 1.400 empresas do setor no interior do Estado

ter, 18/01/2005 - 19h13 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta terça-feira, dia 18, a diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Petróleo de Campinas e Região (Recap) e da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, que vieram manifestar apoio às medidas para combate adulteração de combustíveis adotadas pelo Estado. O Recap representa 1.400 empresas do setor no interior do Estado e atende mais de 1.300 postos revendedores da região de Campinas.

Durante o encontro o governador disse estar preocupado com o que chamou de “verdadeiras organizações criminosas”, que estão atuando no setor e prejudicando o consumidor.

Em Campinas no ano passado, foi criado um grupo de apoio no combate aos crimes de adulteração na cidade e na região, com o objetivo de auxiliar os policiais em operações nas distribuidoras de Paulínia, onde está sendo estruturada uma delegacia especializada em combater esse tipo de crime.

O governador listou os principais problemas do setor como má qualidade do produto, problemas de sonegação fiscal, bombas com adulteração volumétrica, preço e envolvimento de distribuidoras, transportadoras e postos de combustíveis no esquema de fraudes.

Alckmin está otimista com a aprovação do projeto de lei que encaminhou a Assembléia Legislativa para estabelecer o perdimento de distribuidora e transportadora de combustível e postos de gasolina, ou seja, a empresa que comprar ou revender combustíveis fora dos padrões definidos em lei terá sua inscrição estadual cassada, ficando impedida de funcionar.

Ele destacou ainda que há convênios com o IPT e universidades estaduais e ações conjuntas com as secretarias da Segurança e da Fazenda, Procon, Procuradoria do Estado e Ministério Público. ‘As blitze nos postos, estão sendo feitas permanentemente, pois essa é uma verdadeira cruzada em defesa dos consumidores’.

Carlos Prado