Alckmin recebe representantes da comunidade islâmica

Objetivo do encontro foi intensificar as relações do Estado com os países árabes

qui, 27/12/2001 - 15h29 | Do Portal do Governo


Representantes da comunidade islâmica no Brasil estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 27, com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. O estreitamento das relações comerciais e sócio-culturais entre São Paulo e o mundo islâmico foi o objetivo do encontro.

O representante do Conselho Superior da Indústria e Turismo Árabe, Ali El-Khatib, informou que a comunidade está iniciando uma mostra internacional para divulgar a cultura árabe. ‘Queremos mostrar, por exemplo, a nossa influência na arquitetura, educação, música e gastronomia brasileira. Toda cidade do Brasil tem pelo menos uma família árabe’, disse.

A apresentação da mostra em cidades paulistas conta com o apoio do governador Geraldo Alckmin. ‘Eles estão elaborando uma proposta e o Estado poderá abrir espaços para que a população conheça melhor esta cultura’, aprovou. Ele destacou que São Paulo é um Estado de grande miscigenação, onde todos são recebidos bem. ‘Essa é a característica de São Paulo, que tem um pouco de cada comunidade do mundo. E é importante que cada uma preserve a sua identidade.’

Sobre a interatividade econômica, o vice-presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Helmi Nasr, afirmou que com os últimos acordos foi possível aumentar em US$ 1 bilhão o movimento de produtos entre o Brasil e os países árabes. ‘Em 2002 tenho esperança de que este número possa crescer ainda mais’, sustentou. Alckmin lembrou que o Estado de São Paulo exporta frango para estes países. ‘Estão crescendo as possibilidades de troca entre o mundo árabe e o Brasil, especialmente no Estado de São Paulo’, observou.

O governador recebeu do ex-vereador paulistano Mohamad Said Mourad um Alcorão (livro sagrado da religião muçulmana). ‘Eu sou cristão, mas acho que devemos ter respeito por todas as religiões. Hoje, eles puderam expor os objetivos do islamismo e falar dos pressupostos da misericórdia, igualdade e justiça’, explicou Alckmin.

A reunião foi bastante descontraída, apesar da tensão mundial causada pelo conflito no Afeganistão. Segundo o secretário estadual da Justiça, Edsom Vismona, que participou da audiência, a generalização e a intolerância, que vêm se disseminando contra a comunidade, é inaceitável dentro do território paulista. ‘Eu percebi no início deste encontro que o clima pelo qual está sendo abordado o conflito é o que mais incomoda vocês’, constatou.

Rogério Vaquero