Alckmin recebe primeira medalha de honra ao mérito da Associação dos Cônsules Honorários do Brasil

Com 83 nações representadas, São Paulo tem a segunda maior presença consular do mundo, perdendo apenas para Nova York

seg, 17/12/2001 - 14h02 | Do Portal do Governo


Com 83 nações representadas, São Paulo tem a segunda maior presença consular do mundo, perdendo apenas para Nova York

Representantes em São Paulo de 83 nações reuniram-se, nesta segunda-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes para a cerimônia de confraternização do Corpo Consular. Durante a solenidade, o cônsul da Itália e presidente da Associação dos Cônsules Honorários do Brasil (Acombras), Ítalo Baggio, outorgou ao governador Geraldo Alckmin a medalha de ouro da Associação. A condecoração foi criada recentemente pela Associação para premiar personalidades por mérito pessoal em prol do interesse público. Alckmin foi a primeira pessoa a receber a homenagem.

São Paulo tem a segunda maior presença consular no mundo, perdendo apenas para Nova York, nos Estados Unidos. Alckmin destacou a importância da presença de imigrantes de diversas regiões do mundo para o crescimento do Estado. ‘A todos, São Paulo deve a sua grandeza’, disse. De acordo com o governador, a convivência com essas pessoas resultou numa sociedade avançada e tolerante e até moldou a maneira peculiar de falar dos paulistas.

‘Servir aos nossos países no Estado mais importante do Brasil é um grande desafio para todos nós que, de imediato, ao chegar aqui, nos sentimos envolvidos pelo dinamismo dos paulistas e gratos pela acolhida calorosa que recebemos de todos os segmentos sociais’, afirmou o cônsul-geral da Suíça e decano do Corpo Consular em São Paulo, Hermann Buff. Ele também elogiou a pujança econômico-financeira, o desenvolvimento agrícola e industrial de São Paulo e a dedicação dos paulistas ao trabalho.

Cíntia Cury