Alckmin recebe presidente do Principado de Astúrias

Vicente Areces veio pela primeira vez a São Paulo para discutir possibilidades de investimentos

sex, 08/10/2004 - 17h23 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta sexta-feira, dia 8, o presidente do Principado de Astúrias, Vicente Alberto Álvarez Areces. É a primeira visita institucional ao Estado de São Paulo do presidente do principado. O objetivo do encontro foi estreitar as relações comerciais entre São Paulo e Astúrias. Astúrias é uma região ao norte da Espanha e faz parte das 19 comunidades autônomas.

‘Consideramos que o Estado de São Paulo é o autêntico motor da economia brasileira. Aqui há muitas indústrias espanholas e o objetivo é trazer empresas asturianas, principalmente de exportação, pois temos importantes portos’, disse Areces. Falou ainda que há grandes possibilidades de ações conjuntas com o Porto de Santos.

A economia asturiana é baseada principalmente na agropecuária, mineração carbonífera e na siderurgia. Outros setores de interesse de investimento, segundo Areces, são energia elétrica e lácteo. O principado é um dos grandes produtores de leite da Espanha. ‘Além disso, viemos também conhecer um pouco do sistema de inspeção técnica de veículos com a intenção de fazer convênios e participar de licitações’.

Aceres destacou também a possibilidade de empresas brasileiras investirem em Astúrias, ‘onde são oferecidas condições muito favoráveis com subvenções de até 40%’.

O presidente veio acompanhado do cônsul geral da Espanha, José Antonio San Gil, e de uma equipe do Instituto de Desenvolvimento Econômico do Principado de Astúrias (Idepa).

Carlos Prado