Alckmin recebe presidente do Líbano em visita ao Palácio dos Bandeirantes

Presidente diz que pretende estreitar relações comerciais, sociais e culturais com o Brasil

qua, 18/02/2004 - 20h11 | Do Portal do Governo


“Vir a São Paulo foi a realização de um antigo sonho para mim”, disse hoje o presidente do Líbano, Emile Jamile Lahoud, ao ser recebido com sua delegação pelo governador Geraldo Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Ele destacou que considera São Paulo uma cidade libanesa, pela quantidade de libaneses que hoje aqui vivem, e a possibilidade da criação de novos acordos comerciais entre o Líbano e o Brasil, especialmente em São Paulo. “Vamos estreitar nossas relações econômicas, sociais e culturais. Elas trarão muitos benefícios aos dois países.” O presidente Lahoud permanece no Brasil até domingo, retornando na segunda-feira, dia 23, a Beirute.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, disse que o Líbano é uma grande porta de entrada do mundo árabe. “É extremamente importante para nós, no Brasil, na medida em que temos uma primorosa colônia libanesa em São Paulo”, explicou. Atualmente, 4,5 milhões de libaneses vivem no Estado. Ao todo, são cerca de 7 milhões de libaneses e descendentes no Brasil, sendo 1 milhão só na Capital paulista. “Eles assumiram o Brasil como sua pátria, são espetaculares”, acrescentou Meirelles.

O secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi, lembrou que o Líbano sempre teve uma forte presença na questão econômica, financeira e comercial, tanto para o Estado quanto para o País. De mascates passaram a importantes comerciantes e industriais marcando muita presença em bancos. Ele destacou ainda que o objetivo do Governo paulista é aprimorar a competitividade no Estado, por meio de projetos que vão desde infra-estrutura à iniciativas voltadas ao comércio exterior.

Lilian Santos