Alckmin recebe presidente da FIA e anuncia estação de trem em Interlagos

Max Mosley confirmou a data de 25 de setembro de 2005 para o próximo GP Brasil de Fórmula 1

seg, 25/10/2004 - 15h43 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, nesta segunda-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes.

Um dia após o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, vencido pelo colombiano da Williams, Juan Pablo Montoya, Mosley confirmou a data de 25 de setembro para o GP 2005 da categoria no País, e ouviu de Alckmin o anúncio da Estação Autódromo, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que já deve estar em funcionamento para a corrida do próximo ano, facilitando o acesso dos torcedores a Interlagos. “Faremos o possível para as obras estarem prontas até a data da corrida”, informou o governador.

Alckmin falou sobre a importância que a Fórmula 1 tem para São Paulo e para o Brasil. “São Paulo é a capital do automóvel, temos aqui as grandes indústrias automobilísticas, é um setor que está indo bem, gerando emprego, renda e trabalho”. Ele comentou ainda que os brasileiros são apaixonados pelo esporte. O governador entregou o troféu ao piloto colombiano Juan Pablo Montoya, vencedor da prova de domingo em Interlagos.

A construção da Estação Autódromo faz parte do prolongamento da Linha C da CPTM, que atualmente liga Osasco até Jurubatuba, região de Santo Amaro. A Linha que pára neste trecho da Zona Sul será estendida, passando a contar com as seguintes estações: Autódromo, Interlagos e Grajaú. Além disto, mais três serão renovadas: Jurubatuba, Osasco e Presidente Altino, e 12 trens desta Linha serão modernizados. O valor total do investimento é de R$ 165 milhões.

Mosley também veio oferecer cooperação nas campanhas estaduais de segurança nas estradas e cumprimentar o governador pela campanha de prevenção de acidentes no trânsito, realizada no último mês de abril por ocasião do Dia Mundial da Saúde. Na época, foi veiculado na televisão um vídeo com mensagem do presidente da FIA ao governador e vinheta da entidade sobre o uso do cinto de segurança.

Sobre a Fórmula 1

O presidente da FIA, que não visitava São Paulo desde 1984, falou sobre as mudanças na Fórmula 1 para a próxima temporada. Mosley argumentou que é necessário fazer o que está sendo feito, porque a tecnologia chegou a um nível onde não há vantagem para o esporte e para o espectador, além de estar aumentando muito a distância entre os carros de Fórmula 1 e a indústria de automóvel. “Não há mais transferência de tecnologia de carros de competição de Fórmula 1 para a indústria automobilística’. Citou, como exemplo, que os carros de Fórmula 1 carregam hoje 100 quilos de lastro. “Realmente, não vejo porque precisa haver esse tipo de distorção no regulamento. O espetáculo vai ser melhor, o custo vai ser mais baixo e a transferência de tecnologia poderá continuar”, explicou.

Mosley declarou ainda que do ponto de vista de pilotagem e competição, o Autódromo de Interlagos é um dos grandes circuitos tradicionais do mundo, porém, observou que as facilidades do local para as equipes e para o público não são as melhores, mas que o traçado da pista é extraordinário. “Você ganha uma coisa de um lado, mas perde do outro”, ponderou.

Sobre a saída da Equipe Jaguar da categoria, o presidente da FIA disse que este é um exemplo perfeito de como uma grande empresa chegou a conclusão de que participar da Fórmula 1 era caro demais. É uma montadora se retirando do esporte quando o custo/benefício deixa de ser vantajoso. “Este fato apóia a minha tese de que os custos precisam ser reduzidos”.