Alckmin recebe prêmio PNBE na categoria ‘O político que queremos’

Objetivo é destacar personalidades e organizações, cuja atuação sirva de exemplo para a formação de um País

seg, 17/11/2003 - 21h55 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu na noite desta segunda-feira, dia 17, o Prêmio PNBE de Cidadania, na categoria ‘O Político que Queremos’, por sua atuação na política nacional. O prêmio, em sua 12ª edição, foi instituído em 1992 e tem como objetivo destacar personalidades e organizações, cuja atuação sirva de exemplo para a formação de um País economicamente forte e socialmente justo.

Lembrando os ex-governadores Franco Montoro e Mário Covas, Alckmin disse ter aprendido muito com eles. ‘A política é a arte do encontro com o bem comum. Meus professores foram muito bons (Montoro e Covas) e o aluno se esforça. Estamos suando a camisa para fazer um bom trabalho’.

Um dos idealizadores do PNBE, o empresário Emerson Kapaz, elogiou a atuação do governador. ‘É difícil no Brasil haver alguém com a coerência, autenticidade, simpliciade e a coragem que tem Geraldo Alckmin’.

Além do governador, receberam o prêmio, na categoria ‘O Educador que queremos’, o professor da Unicamp, filósofo e psicanalista Rubem Alves; na categoria ‘O Ambientalista que queremos’, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente; na categoria ‘O Empreendedor Social que queremos, Mara Siaulys, fundadora da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual; na categoria ‘O Jornalísta que queremos’, Luís Nassif, diretor da Agência Vivo, colunista da Folha de S. Paulo e comentarista de economia da TV Cultura; na categoria ‘O Empresário que queremos’, o presidente da Semco, Ricardo Semler; e na categoria Destaque Brasil 2022, o ex-embaixador Sérgio Vieira de Mello, morto em agosto, vítima de atentado terrorista no Iraque.

O PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, é uma associação que reúne empresários de diferentes posições políticas e setores da economia. Possui cerca de 450 associados e entre seus fundadores estão lideranças políticas e empresariais como Oded Grajew, Emerson Kapaz, Paulo Butori e Joseph Couri, entre outros.