Alckmin recebe prefeitos eleitos das regiões de Registro e Itapeva

Objetivo foi estreitar relações entre o Governo do Estado e os 32 novos prefeitos

seg, 13/12/2004 - 9h00 | Do Portal do Governo


Dando prosseguimento à série de reuniões que vem mantendo com os prefeitos eleitos do Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin recebeu para um jantar na noite deste domingo, dia 12, no Palácio dos Bandeirantes, os escolhidos pelos eleitores dos 32 municípios das regiões de Registro e Itapeva.

O secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, abriu o encontro explicando a estrutura governamental que auxilia na busca da demanda dos diferentes segmentos em que o Estado se organiza. Mostrou a atuação da Casa Civil que tem o papel de fazer a articulação política e administrativa do governo utilizando entre outros mecanismos, o Governo Eletrônico, com sistemas como a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), Pregão Presencial, Infocentros e Poupatempo. ‘Economizamos com a BEC R$ 190 milhões comprando via internet e com o Pregão chegamos a economizar R$ 1 bilhão nos anos 2003/2004’.

Lembrou que essas formas de compras estão disponíveis para as prefeituras. ‘O governo do Estado está focado na busca da eficiência da gestão’, ressaltou.

Antes de circular pelas mesas dos prefeitos convidados e conversar com todos, o governador Geraldo Alckmin disse em seu discurso que os governos municipais são os que mais podem melhorar a vida das pessoas e os prefeitos sentem mais rapidamente o resultado da sua ação política.

Segundo ele, o Governo do Estado pode ser parceiro das prefeituras em questões como gestão, medidas de ajuste fiscal e redução de gastos. ‘É importante desenvolver políticas públicas em conjunto, com prioridade na área social e na infra-estrutura, mas com criatividade na busca fórmulas mais econômicas’. E deu como exemplo a aquisição de duas mil pontes metálicas, 80 galpões do agronegócio e material asfáltico, tudo através de compensação de passivo fiscal.

Os prefeitos gostaram da idéia da aproximação com o governador antes da posse. Eulálio Ilek (PTB), prefeito de Pedro de Toledo, viu o encontro com muito otimismo e uma grande oportunidade. ‘Foi importante conversar com o governador num encontro marcado por ele e não por nós, com chances de expor as necessidades dos municípios’. Mesma opinião defendida pelo prefeito de Sete Barras, Ademir Kabata (PFL), que destacou a importância dessa interação de políticas públicas com o município. ‘É fundamental o estreitamento de conhecimento entre a esfera municipal e estadual’.

Outro ponto destacado pelos prefeitos foi a possibilidade de trabalhar em total parceria com a sociedade civil e privada e o Estado. O prefeito de Miracatu, Miyoji Kayo (PSDB), lembrou que em seu município as prioridades serão realizadas em parceria com a iniciativa privada e agricultores da região.

‘Temos que trabalhar em conjunto com um controle maior da gestão pública, pois tudo isso vai ser muito importante para a administração das prefeituras’, disse José Carlos Tallarico Júnior (PTB), prefeito de Capão Bonito.

Estiveram presentes no encontro os prefeitos de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras, todas da região de Registro.

E da região de Itapeva: Apiaí, Barra do Chapéu, Bonsucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Guapira, Iporanga, Itaberá, Itaoca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquarivaí.

Já foram realizados encontros com os prefeitos das regiões de Presidente Prudente, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Votuporanga, Fernandópolis, São João da Boa Vista, Bauru, Jaú e Lins.

Carlos Prado