Alckmin recebe prefeitos eleitos das regiões de Bauru, Jaú e Lins

Encontro foi realizado na noite desta terça-feira, dia 7, no Palácio dos Bandeirantes

qua, 08/12/2004 - 8h32 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin deu sequência aos encontros que vem mantendo no Palácio dos Bandeirantes, com os prefeitos eleitos e reeleitos do Estado de São Paulo. Na noite desta terça-feira, dia 7, recebeu os prefeitos eleitos dos 39 municípios das regiões de Bauru, Jaú e Lins.

O governador circulou pelas mesas dos prefeitos convidados, dos mais diversos partidos, ouvindo as considerações de cada um e entregando um cartão magnético para que eles tenham livre ingresso no Palácio. Num ambiente informal, o cardápio incluiu pizza, sucos e refrigerantes.

Em sua saudação aos prefeitos, Alckmin propôs ações conjuntas e parcerias em vários setores – desde educação, saúde, habitação e saneamento básico até modernização administrativa pela tecnologia da informação. Citou a Bolsa Eletrônica de Compras e o pregão eletrônico como instrumentos que podem ser colocados à disposição dos municípios.

‘Vamos apoiar até a prefeitura de São Paulo nessa questão do governo eletrônico’, disse Alckmin ao comentar que estivera reunido com o prefeito eleito José Serra pouco antes. ‘O Governo do Estado está completando agora R$ 1 bilhão de economia com esse sistema’, destacou Alckmin.

Para o governador, o setor público tem o enorme desafio de aprimorar a gestão, adquirir ter novos modelos gerenciais, cortar gastos, fazer ajustes fiscais. Lembrou que o setor privado, com suas empresas cada vez mais competitivas, passaram por uma verdadeira revolução nas últimas décadas, em termos de custos, de gerenciamento de eficiência. ‘Com isso podem enfrentar os protecionismos e ganhar mercados em todo o mundo.’

O secretário-chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, explicou que o encontro surgiu do fato do governador estar recebendo grande número de pedidos de audiências para os prefeitos. ‘Como temos um total de 645 prefeitos, ficou difícil, nesse período de final do ano, receber a todos. Por isso optamos por fazer encontro regionais, para estabelecer os primeiros contatos’. O secretário apresentou um resumo do que o Governo do Estado pode oferecer em apoio aos municípios.

Os prefeitos aprovaram a idéia dessa primeira aproximação com o governador e manifestaram interesse nas inúmeras possibilidades de parcerias, especialmente na geração de emprego, saúde e infra-estrutura. Enio Simão, prefeito reeleito de Duartina (PFL) salientou que a ‘maioria dos prefeitos foram eleitos pela primeira vez e é importante, antes mesmo de tomar posse, ter conhecimento de como funciona a máquina do Estado, além de conhecer pessoalmente o governador, que trabalha com muita transparência e honestidade’. Na mesma linha, a prefeita eleita de Presidente Alves, Sandra Regina de Andrade (PT), disse que a reunião ‘mostra que o Governo do Estado está respeitando os partidos e isso é muito bom’.

As cidades da região de Bauru são: Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis e Ubirajara. Os municípios da região de Jaú são: Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boracéia, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú e Mineiros do Tietê. As cidades da região de Lins são: Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Guaimbé, Guarantã, Lins, Pongaí, Promissão, Sabino e Uru.

Os encontros anteriores foram realizados com os prefeitos das regiões de Presidente Prudente, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Votuporanga e Fernandópolis, e São João da Boa Vista.

Takao Miyagui