Alckmin recebe prefeitos eleitos da região de São João da Boa Vista

Governador destacou necessidade da eficiência no gasto público

sex, 03/12/2004 - 12h48 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu os 16 prefeitos eleitos da região de São João da Boa Vista, na manhã desta sexta-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo do encontro foi reafirmar a disposição do Governo de São Paulo de trabalhar em parceria com as prefeituras para o desenvolvimento do Estado. No encontro, os prefeitos eleitos receberam crachá de acesso ao Palácio dos Bandeirantes.

O governador ressaltou que as parcerias do Estado com os municípios podem avançar em três áreas: da gestão, social e de infra-estrutura. “Podemos ajudar os municípios a melhorar na questão da eficiência na gestão pública. Além de estabelecer parcerias na área dos serviços públicos, para melhorar educação, saúde, saneamento e habitação; e na área da infra-estrutura, estradas, infra-estrutura urbana e equipamentos para atender melhor a população”, disse.

Alckmin destacou a necessidade da eficiência na gestão pública. “A questão da gestão é hoje um dos principais diferenciais de um Governo. A palavra chave é eficiência”, afirmou. Ele enfatizou que o grande desafio é saber aplicar os recursos públicos. “O dinheiro público é sagrado. É fruto do sacrifício, do suor das pessoas. Não pode haver desperdício. É preciso fechar todas as torneiras do desperdício e gastar bem. Ter eficiência no gasto público e fazer o máximo para melhorar a qualidade de vida da população”, apontou.

Para o governador, o caminho para atingir a eficiência e aumentar a transparência é descentralizar os recursos. “Quanto mais perto os recursos públicos, mais eficiência e transparência nós temos. Escola, por exemplo, ao invés do Estado contratar obras em São Paulo, todo o dinheiro é repassado às prefeituras, por convênio. Ela contrata a obra, gera emprego na cidade e a população acompanha e fiscaliza”, afirmou o governador.

Eleito por Santa Cruz das Palmeiras, Gilcimar Dantas (PT) classificou como “fantástica” a idéia do governador convidar os prefeitos eleitos antes mesmo da posse para reunião no Palácio dos Bandeirantes. Para ele, isso proporciona uma aproximação dos prefeitos com o Estado e maior conhecimento dos programas, além de possibilitar a troca de experiências com os outros administradores municipais.

Para o prefeito eleito de São João da Boa Vista, Nelson Mancini Nicolau (PMDB), o encontro foi importante para iniciar o contato com o Governo do Estado, com o objetivo de estabelecer futuras parcerias. Ele elogiou o fato da reunião ter ocorrido antes mesmo dos prefeitos assumirem. “Não temos estoque de tempo. No dia 2 de janeiro, teremos um dia a menos de administração. Teremos de correr muito para cumprir a responsabilidade assumida com a população”. Também destacou que Alckmin está recebendo todos os prefeitos, independentemente de partido político. “É um ato de cidadania, maturidade e bom senso, que precisa ser elogiado”, observou.

O prefeito eleito de Águas da Prata, Wanderley Valente Jordon (PSDB), destacou que a reunião foi importante para que os municípios saibam o que o Estado pode oferecer, em termos de parcerias. Concordando com ele, Antonio Carlos de Faria, o Fordinho (PSDB), eleito por Caconde, afirmou que o encontro facilita a aproximação dos prefeitos com a administração estadual.

Antonio Agassi (PFL), eleito por Tambaú, afirmou que aproveitará a abertura e orientações dadas pelo governador para buscar soluções para o desenvolvimento do município. Ele manifestou interesse em capacitar funcionários para a implantação da BEC e do Pregão Presencial.

A atitude de Alckmin não surpreendeu Emílio Bizon Neto (PPS), eleito por São Sebastião da Grama. “Conheço bastante o estilo do governador e já esperava essa convocação. Só não sabia que seria tão próxima, antes até da posse. Fico surpreso e muito agradecido com essa manifestação dele”, afirmou.

O prefeito reeleito em Mococa, Aparecido Espanha (PMN), destacou as diversas parcerias já estabelecidas por ele com o Governo do Estado nos últimos quatro anos. “Graças ao trabalho do Governo paulista, que não visa partido, mas o desenvolvimento do Estado, eu, mesmo sendo prefeito de um partido contrário, consegui tirar minha cidade da UTI”, disse. Entre as obras realizadas com recursos estaduais em Mococa ele destacou a construção de uma Fatec, duplicação da estrada que liga o município ao Estado do Rio de Janeiro, lagoa de tratamento de esgoto, aterro sanitário, asfalto em todos os bairros de periferia e mais de dez novas ambulâncias. “Isso, sempre trabalhando junto com o Governo do Estado. E essa parceria deu certo. Vou continuar, nesses quatro anos, trabalhando junto com o Governo do Estado”, afirmou.

Cíntia Cury