Alckmin recebe prefeitos do Vale do Paraíba preocupados com o nível dos reservatórios

Encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

qua, 05/02/2003 - 20h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira, dia 5, no Palácio dos Bandeirantes, seis prefeitos da região do Vale do Paraíba preocupados com a perda de volume dos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca e Jaguari.

‘Vamos fazer todo o esforço para equacionar a questão e solicitar as providências do secretário Mauro Arce, da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento Básico para recuperar os reservatórios’, disse o governador após ouvir as reivindicações dos prefeitos de Redenção, Natividade da Serra, São Luís do Paraitinga, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Paraibuna, que vieram acompanhados do deputado estadual eleito Padre Afonso Lobato (PV).

O prefeito de Redenção da Serra, Tomás Gonzaga Dias, reivindicou a construção de um dique para resolver o problema de abastecimento de água e resgatar a vocação turística do município, assim como Igaratá e Natividade da Serra, ‘que perderam a capacidade de atrair turistas em razão das represas hoje vazias’, disse o deputado.

‘É preciso que o regime de águas seja respeitado e que se solte menos água do que entra nos reservatórios’, afirmou o prefeito de Paraibuna, Luiz Gonzaga dos Santos, ao comentar que os municípios à beira das represas estão sendo prejudicados, perdendo a receita do turismo e a captação de água. Os reservatórios poderão secar em 2007, segundo previsões ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico. ‘A bacia do Paraíba, que abastece os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é responsável por 2% do armazenamento de água para a produção de energia elétrica na região Sudeste do país’, afirmou.

Takao Miyagui