Alckmin recebe parlamentares da Baixada Santista para discutir urgência na exploração da Bacia de Sa

'Este é um mutirão paulista por uma boa causa, a do emprego', afirmou o governador

seg, 08/03/2004 - 21h09 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta segunda-feira, dia 8, no Palácio dos Bandeirantes, deputados federais, estaduais e vereadores da Baixada Santista para discutir a formação de uma frente comum para tratar da questão do gás da Bacia de Santos.

‘Foi um passo importante para avançar na questão do gás natural, que terá uma repercussão na região – na geração de emprego, renda, e trabalho no Estado e em todo o País’, disse Alckmin, ao destacar a importância da instalação de uma base operacional da Petrobrás em Santos.

Ele afirmou que vai manter novos contatos com a Petrobrás e com a bancada de São Paulo na Câmara Federal numa união de todos, ‘um mutirão paulista por uma boa causa, a do emprego’. O objetivo do encontro foi o de dar urgência na exploração do gás da bacia de Santos, que permitirá dobrar o total do gás natural ofertado e consumido no País e provocar uma revolução na economia do Estado.

A coordenadora do encontro, deputada federal Telma de Souza (PT) comentou a disposição do Governo do Estado de encampar essa luta, de caráter suprapartidário. ‘O governador e eu tivemos a oportunidade de conversar informalmente com o presidente Lula sobre o assunto’, disse. Para ela, a exploração da bacia vai significar barateamento do gás de cozinha e do gás veicular e, em conseqüência, do preço dos transportes coletivos.

O governador afirmou que, mesmo com gás natural caro, o consumo de São Paulo passou de 3 milhões de metros cúbicos por dia para 11 milhões, em cinco anos. A expectativa é de que o consumo possa chegar a 30 milhões de metros cúbicos, só em São Paulo. ‘Nossa matriz energética é muito dependente das hidrelétricas, por isso é fundamental avançar na alternativa do gás natural mais barato, e junto ao grande mercado consumidor, que é o Estado de São Paulo’.

Takao Miyagui