Alckmin recebe o primeiro-ministro de Portugal

nd

qui, 06/09/2001 - 14h45 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira, dia 6, o primeiro ministro de Portugal António Guterres e demais autoridades portuguesas. O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ruy Altenfelder, a tônica do encontro foram as barreiras tarifárias e não-tarifárias impostas pela União Européia aos produtos agrícolas brasileiros.

No decorrer da próxima semana, o assunto também será o tema de discussão no fórum Euro Latino Americano que acontecerá entre terça e quarta-feira ,na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e que contará com a presença de autoridades da União Européia.

“Portugal tem uma força grande no conselho da União Européia, principalmente pelo fato de o primeiro-ministro António Guterres ter presidido o conselho há um ano. Na ocasião, ele tomou posições muito firmes e permitiu que a discussão das barreiras tarifárias e não-tarifárias que a Europa impõe aos produtos do agronegócio brasileiro entrassem na agenda de discussões”, explicou Altenfelder.

De lá para cá, o secretário afirma que houve alguns avanços. Porém, o nó continua apertado e espera-se que nas próximas reuniões a situação esteja mais favorável ao Brasil. Altenfelder esclarece que os produtos do agronegócio brasileiro não conseguem entrar na Europa porque o mercado europeu e a União Européia impõem pesadas barreiras, como exigências fitosanitárias e de embalagens, entre outras.

“É isto que se quer: discutir para que o Brasil possa, eventualmente, ceder em alguma parte. Mas as barreiras não-tarifárias precisam ser reduzidas para que nós possamos chegar à meta de exportação de nosso produtos provenientes do agronegócio para a Europa”, explica o secretário.

Investimentos

O investimento português no Brasil vem crescendo muito. Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia, no ano passado foi da ordem de US$ 10 bilhões, superando o investimento espanhol. As áreas que mais receberam benefícios foram a de infra-estrutura (com destaque para a energética), comércio (com a construção de supermercados), algumas unidades industriais e de saneamento básico.

“Notadamente alguns grupos portugueses importantes estão voltando a diversificar as suas atividades no Brasil, com destaque no Sul, Sudeste e no Nordeste, principalmente em shoppings centers e supermercados”, informou o secretário. Altenfelder afirmou ainda que Portugal entende que o Brasil tem um potencial de crescimento muito grande pois o País, dentro do panorama internacional e do Mercosul, é um mercado de 170 milhões de habitantes.

Troca de presentes

Durante o encontro, o governador Geraldo Alckmin presenteou o primeiro-ministro português com uma edição do livro sobre as plumagens indígenas brasileiras editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e ganhou uma taça de porcelana com pé de prata.

Acompanharam a visita o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Lafer; o embaixador do Brasil em Portugal, Synésio Sampaio Góes; e o ministro da Economia de Portugal, Luís Braga da Cruz; além dos secretários estaduais de Economia e Planejamento, André Franco Montoro Filho; do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli; e o adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira.

Valéria Cintra