Alckmin recebe o arcebispo Dom Cláudio Hummes no Palácio dos Bandeirantes

No encontro, foram acertadas parcerias para a realização de cursos de qualificação profissional

qui, 20/03/2003 - 14h21 | Do Portal do Governo


No encontro, foram acertadas parcerias para a realização de cursos de qualificação profissional

A cidade de São Paulo contará a partir de abril com mais quatro postos de intermediação e qualificação de mão-de-obra. As unidades serão inauguradas em bairros da periferia da Capital pela Arquidiocese de São Paulo. O arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, visitou nesta quinta-feira, dia 20, o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes e informou que o objetivo é encaminhar os desempregados a uma nova ocupação, além de oferecer cursos de qualificação e requalificação e prestar orientação para abertura de microempresas.

Alckmin manifestou total apoio à iniciativa e assegurou a intenção de criar parcerias com a Arquidiocese. Segundo ele, o Governo do Estado possui uma estrutura de informática muito grande na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. ‘Vamos assinar convênio com a Arquidiocese para integrar esta estrutura’, afirmou. O governador lembrou que o Centro Arquidiocesano do Trabalhador (CEAT) que está sendo criado é semelhante ao Posto de Apoio ao Trabalhador (PAT), criado pelo Estado.

Outra possível parceria será a utilização dos 16 Restaurantes Bom Prato do Governo do Estado nos horários em que eles ficam fechados para a realização de cursos. ‘Lá podem ser realizados cursos de qualificação na área de Turismo, como de garçom, cozinha, copa e restaurante’, citou Alckmin. Ele também informou que os funcionários das Frentes de Trabalho Paulista trabalham quatro dias da semana e no quinto dia participam de cursos de qualificação. ‘Nesta área temos outra oportunidade de trabalharmos juntos’, afirmou.

Sobre o PAT, Alckmin disse que atualmente os desempregados não precisam mais ir até a unidade de atendimento para receber informações sobre empregos. ‘Eles possuem uma senha e pelo telefone 0800 podem receber as informações, sem precisar se deslocar ao local, evitando gastos de transporte e alimentação.’

Dom Cláudio Humes afirmou que o serviço que será implantado também conta com o apoio do Governo Federal, que repassará recursos por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Também contará com o apoio da iniciativa privada e do Sebrae. Para a inauguração destas quatro unidades-piloto, a Arquidiocese contará com R$ 2 milhões que serão aplicados na adequação do espaço físico, aquisição de equipamentos e mobiliário, além dos cursos de qualificação e requalificação profissional.

As quatro primeiras unidades estarão localizadas nos bairros do Brás (Zona Leste), Jardim Antártica (Zona Norte), São João Clímaco (Zona Sul) e Rio Pequeno (Zona Oeste). A intenção é abrir 13 postos na periferia da Capital até o ano que vem. ‘Queremos chegar perto dos trabalhadores, para oferecer condições favoráveis para que eles procurem este serviço’, observou Hummes.

Rogério Vaquero