Alckmin recebe ministro da Justiça para assinatura de convênios

Márcio Thomaz Bastos destacou a atuação do Estado de São Paulo na Campanha do Desarmamento

seg, 08/11/2004 - 19h42 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 8, a visita do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, no Palácio dos Bandeirantes, para a assinatura de sete convênios entre a Secretaria Estadual da Segurança e o Ministério da Justiça e também intensificar a Campanha do Desarmamento. Os convênios que somam mais de R$ 3,5 milhões e têm duração de dois anos, fazem parte do Plano Nacional de Segurança Pública. Estiveram presentes na cerimônia o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu, da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, e o Diretor Geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda.

‘Esses convênios materializam o trabalho do Governo Federal. E aqui em São Paulo, as parcerias realizadas mostram que esse é o caminho da modernização e integração do sistema único de Segurança no Brasil’, disse o ministro.

Os convênios assinados hoje prevêem investimentos em informatização para jovens atendidos pelo Programa Jovens Construindo a Cidadania, equipamentos de fotografia e rádio, implantação de sistemas de gerenciamento de dados sobre crimes funcionais, capacitação dos homens da Polícia Comunitária, ampliação do centro de processamento de dados e construção de salas de aula para formação de policiais.

Segundo o governador, o papel do Estado é importante na campanha do desarmamento, pois hoje vários estudos apontam que as pessoas correm mais riscos se estiverem armadas do que desarmadas. ‘Essa campanha deve unir Governo Federal, Estado, prefeituras e a sociedade civil num grande mutirão procurando melhorar a segurança pública.’

Lembrou ainda que em São Paulo há três anos os índices de homicídio doloso vêm caindo. ‘Em briga de bar e de trânsito, se a pessoa não estiver armada o dano será menor, mas ainda há um conjunto de medidas a serem feitas’. O secretário Saulo de Castro disse que são apreendidas anualmente 30 mil armas ilegais no Estado. ‘Nós somos o único Estado em que a Polícia é totalmente digitalizada’, lembrou. Informou também que São Paulo irá dar um suporte técnico para o Brasil, sendo um contingenciamento do sistema de informação nacional ‘pois é o único que tem banco de dados, inclusive do Detran, com registro de 36 milhões de fichas’.

O ministro informou que na próxima quarta-feira haverá uma reunião na Assembléia Legislativa de São Paulo para a instalação de um Comitê de Desarmamento em São Paulo. ‘São Paulo é um Estado onde a parceria está mais estreita e adiantada’. Destacou ainda o trabalho com a Secretaria Estadual da Fazenda para combater a lavagem de dinheiro. ‘O crime organizado só existe porque ele pode lavar o dinheiro’.

Carlos Prado