Alckmin recebe medalha do mérito naval

Cerimônia foi realizada no 8º Distrito Naval, em Vila Clementino

qua, 29/09/2004 - 12h22 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta quarta-feira, dia 29, das comemorações do bicentenário de nascimento do almirante Barroso, em cerimônia realizada na sede do 8º Distrito Naval, no bairro de Vila Clementino, Zona Sul da Capital. Alckmin passou em revista a tropa de marinheiros e foi homenageado com a entrega da medalha do mérito naval, no grau de Grande Oficial. Visitou também a exposição que foi montada no local em homenagem ao almirante.

A entrega da medalha tem por objetivo homenagear os militares da Marinha por serviços prestados ao País e à corporação, ou que tenham se destacado no exercício da profissão. É concedida também a militares de outras forças armadas, civis, estrangeiros, pessoas jurídicas e instituições civis ou militares que tenham prestado relevantes serviços à Marinha do Brasil.

Almirante Barroso

Conhecido como Almirante Barroso, Francisco Manuel Barroso da Silva, nasceu em 23 de setembro de 1804, em Lisboa, e aos cinco anos veio para o Brasil. Formou-se pela Academia da Marinha no Rio de Janeiro e participou das campanhas navais do rio Prata, de 1826 e 1828, e do Pará, em 1836. Grande estrategista, tornou-se herói da Guerra do Paraguai após a vitória da Batalha Naval do Riachuelo.

Utilizando navios a vapor, investiu sua fragata contra os navios inimigos paraguaios, levando-os a desistirem da pretendida invasão Entre Rios, às margens do rio Uruguai.