Alckmin recebe integrantes da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira, dia 22

qui, 22/07/2004 - 22h11 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recepcionou nesta quinta-feira, dia 22, no Palácio dos Bandeirantes, reitores e professores de nove países de língua portuguesa que participam do XIV Encontro da Associação das Universidades, na USP, em São Paulo.

“Foi uma honra receber essas personalidades do mundo universitário para discutir aqui em São Paulo, propostas nas áreas da ciência, da tecnologia e da própria difusão da língua portuguesa, neste ano em que a cidade completa 450 anos e a USP comemora 70 anos de existência”, disse Alckmin.

O encontro será realizado na USP entre os dias 25 e 29, e visa estimular convênios de cooperação acadêmica entre os países de língua portuguesa. Fundada em 1986, a entidade reúne atualmente universidades dos nove países que tem o português como única ou uma de suas línguas oficiais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (região sob administração da China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O português é falado atualmente por cerca de 220 milhões de pessoas no mundo.

O tema central do encontro é “A universidade no combate à pobreza e à fome”. Alckmin destacou que “nesse sentido, a universidade tem um papel cada vez maior na qualidade de vida da população, como um instrumento de aproximar o conhecimento com a tecnologia, para melhorar a vida das pessoas

A solenidade no Palácio dos Bandeirantes teve a presença do vice-governador Cláudio Lembo, do presidente da entidade, professor João Sebastião Teta e do reitor da USP, professor Adolpho José Melfi.