Alckmin recebe gerente do Banco Mundial para área de Recursos Hídricos

Banco Mundial vai financiar segunda parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê

sex, 06/12/2002 - 18h16 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta sexta-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes, o gerente do Banco Mundial para área de Recursos Hídricos da América Latina, Abel Meija.

O secretário estadual de Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, informou que o Banco Mundial está disposto a financiar a segunda etapa do Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê. ‘Esse projeto envolve recuperação ambiental, contenção da ocupação inadequada das áreas de mananciais, desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade, desfavelização e urbanização’.

O projeto está orçado em aproximadamente US$ 500 milhões, sendo que 50% será financiado pelo Banco Mundial e o restante pelo Governo do Estado e pelas prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema. ‘Esse projeto vai beneficiar praticamente todos os municípios da Grande São Paulo’, disse Arce.

O secretário informou que na primeira parte do projeto, que custou US$ 340 milhões, foi feito um investimento na Estação de Tratamento de Água da Estação Boa Vista, construídas duas estações de tratamento de esgoto e 382 quilômetros de linhas, beneficiando 160 mil pessoas. ‘Em 1991, nós tínhamos 39% da população dessa área de interesse atendidas com o tratamento de esgoto ou de coleta. Hoje, 55% da população’, informou o secretário.

Também foram urbanizadas 105 favelas, implantados seis parques, dois aterros sanitários e renovadas as frotas municipais de limpeza pública. Foi realizado ainda um estudo técnico de mudança da água e feitas as propostas de mudanças na lei de mananciais.

A assinatura o contrato com o Banco Mundial para a segunda parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê deve ser ainda este mês.

Macedo Júnior