Alckmin recebe Fernando Henrique Cardoso no Palácio dos Bandeirantes

Governador e presidente falaram sobre as obras em parceria entre o Estado e a União

seg, 27/08/2001 - 17h57 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta segunda-feira, dia 27, para, segundo ele, “colocarem em dia a agenda administrativa entre o Estado e a União”.

Alckmin falou ao presidente sobre a queda de arrecadação de ICMS em São Paulo, que está em torno de 6% neste mês de agosto. O governador disse que Fernando Henrique também se mostrou preocupado com essa queda e concordou que a alta taxa de juros tem influência no problema, mas ela teve de ser mantida elevada no momento em virtude do cenário econômico mundial.

Alckmin comunicou ao presidente que a construção das 11 penitenciárias, que irão abrigar os presos da Casa de Detenção do Carandiru, está dentro do cronograma e voltou a convidar Fernando Henrique para estar presente na implosão da Detenção, que deve ocorrer em meados de abril do próximo ano. Ainda sobre Segurança Pública, o governador informou sobre os reajustes salariais e benefícios concedidos aos policiais de São Paulo.

Em relação às obras da Rodovia Fernão Dias, relatou ao presidente que a duplicação deve estar concluída até o final do ano no trecho paulista.

Outra parceria entre o Estado e o Governo Federal discutida foi o trabalho de despoluição do Rio Pinheiros que será executado pela Petrobras e a Emae.

Segundo Alckmin os entendimentos para a assinatura do convênio já estão na fase final. Com o Rio Pinheiros despoluído será possível bombear suas águas para a Usina de Henry Borden, em Cubatão, para aumentar sua capacidade de geração de energia.

Simão Molinari