Alckmin recebe embaixador Rubens Ricupero

Conferência de organismo da ONU será realizada em São Paulo no próximo ano

qua, 14/05/2003 - 14h26 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu em audiência, nesta quarta-feira, dia 14, o embaixador Rubens Ricupero, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD). Ele veio agradecer a colaboração do Governo para a realização da grande conferência da UNCTAD, que será em São Paulo, em junho de 2004.

Alckmin disse que o Governo estará reforçando a segurança durante toda a semana do evento. “Já está melhorando e nós vamos fazer um esforço redobrado até o ano que vem”, destacou ele, explicando que na questão do trânsito, o Governo vai investir em transportes de alta capacidade, como já vem fazendo.

Criada em 1964 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a entidade conta hoje com a participação de 192 países e tem como objetivo reduzir desequilíbrios e desigualdades na economia mundial. Ricupero disse que esse será o maior evento das Nações Unidas no Brasil, desde a ECO 92. “Uma conferência muito grande que se realiza uma vez a cada quatro anos”, destacou Ricupero, explicando que ela trata basicamente do desenvolvimento econômico por meio do comércio e dos investimentos.

“O foco da conferência será a conquista da competitividade para países como o Brasil e a América Latina. Aliás, o jornal de hoje mostra o resultado de uma pesquisa onde São Paulo está entre as 15 economias mais competitivas do mundo”, enfatizou ele, acrescentando que um dos objetivos é melhorar ainda mais a colocação de São Paulo e mostrar os produtos paulistas para o mundo, uma vez que estarão presentes cerca de 160 países.

“A XI Conferência da UNCTAD vai ser realizada em um ano economicamente melhor”, observou o embaixador, prevendo um maior crescimento econômico mundial para o período. Ele disse também que a conferência deve centralizar-se bastante no papel exportador das pequenas e médias empresas.

Gláucia Basile