Alckmin recebe em almoço primeiro-ministro do Japão no Palácio dos Bandeirantes

Eles assistiram a uma palestra do secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi

qua, 15/09/2004 - 15h30 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu o primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, e sua comitiva, para um almoço no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira, dia 15. Em seu pronunciamento, o governador destacou a importante parceria do Brasil, “em particular São Paulo”, com o Japão, desde a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, há quase 100 anos.

Alckmin lembrou da importância dessa parceria japonesa, citando obras como o aprofundamento da calha do Tietê, onde ele e Koizumi estiveram ontem, a construção da Linha 4 do Metrô e a recuperação ambiental da Baixada Santista, que contam com financiamentos do Japan Bank for International Cooperation (JBIC).

O governador disse ainda que o excepcional desempenho da economia paulista tem muito da contribuição do Japão “que aqui semeou e colheu dos frutos da terra aos frutos da alta tecnologia, como os aviões produzidos pela Embraer conjuntamente com a Kawasaki Aeronáutica”.

Alckmin informou também que assinou decreto, publicado hoje no Diário Oficial, instituindo um Grupo de Trabalho para encaminhar as comemorações pelo centenário da imigração japonesa no Brasil em São Paulo. O grupo será presidido pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, e o cônsul geral do Japão deverá ser convidado para integrá-lo.

O primeiro-ministro Koizumi disse que São Paulo, “sendo o Estado que se desenvolve rumo ao futuro, é o lugar apropriado para falarmos sobre o nosso futuro”, referindo-se às relações do Japão com a América latina. “As relações econômicas entre o Japão e a América Latina têm ainda muitas possibilidades de crescimento. Neste momento, convido-os a traçar uma nova perspectiva nessas relações, voltada para o futuro”.

Destacou ainda a força da comunidade nipo-brasileira, que chega a mais de 1,5 milhão de pessoas atuando nas mais diversas áreas.

Após o almoço, o primeiro-ministro deixou o Palácio dos Bandeirantes, seguindo viagem para Brasília.

Leia mais

  • Leia o discurso do governador Alckmin no encontro com o primeiro-ministro do Japão