Alckmin recebe edição de obras vencedoras no concurso de cordel

Concurso foi promovido pela CPTM e Metrô

qua, 15/05/2002 - 12h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira, dia 15, durante o lançamento do projeto ‘Bom Lanche’, na Estação de Guaianazes, um exemplar da primeira edição dos trabalhos vencedores do 1° Concurso Paulista de Literatura de Cordel, promovido pela CPTM/Metrô.

A edição reúne os 20 melhores cordéis que têm, como tema principal, a vida nas metrópoles e a importância do transporte sobre trilhos. Os seus autores são poetas e cordelistas de várias partes do país, especialmente do Nordeste, mas que conhecem São Paulo.

O 1° Concurso Paulista de Literatura de Cordel, organizado pelas áreas de comunicação e de cultura da CPTM e Metrô, com o apoio da União dos Cantadores Repentistas e Apologistas do Nordeste, recebeu inscrições de mais de 200 autores. Os 20 melhores trabalhos foram reunidos em uma edição única que serão distribuídos às bibliotecas e escolas públicas da Região Metropolitana de São Paulo.

Na entrega dos trabalhos ao governador Geraldo Alckmin e ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman, o secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, e o presidente da CPTM, Oliver Hossepian, informaram que, no final de maio, os vencedores do concurso de cordel terão suas obras apresentadas ao grande público em uma exposição a ser montada no saguão de ligação das Estações da CPTM e do Metrô, no Brás.

A literatura de cordel faz parte da cultura nordestina, e o primeiro registro do vocábulo data de 1881, do Dicionário Contemporâneo, de Aulete. Não há como precisar uma data do surgimento desse tipo de literatura, embora proceda a informação de que a herdamos dos colonizadores portugueses que primeiramente desembarcaram na Bahia.

Assessoria de Imprensa da CPTM