Alckmin recebe delegação espanhola no Palácio dos Bandeirantes

Governador manifestou solidariedade à Espanha, pelo atentado de 11 de março, em Madri

qua, 17/03/2004 - 21h13 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu, nesta quarta-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes, uma delegação espanhola participante do seminário “São Paulo 450 anos – Encontro Brasil-Espanha de Culturalismo Jurídico”, que se realiza na Capital, até sexta-feira, dia 19, nos campi da Universidade Mackenzie, Fundação Álvares Penteado e no Centro de Extensão Universitária.

Durante discurso de boas vindas, o governador manifestou solidariedade à Espanha pelo atentado de 11 de março, em Madri. “A covarde agressão, que atingiu o povo espanhol feriu profundamente a alma dos povos do mundo.”

Alckmin acrescentou ser para o Estado de São Paulo uma honra acolher membros das mais importantes universidades ibéricas, que estarão participando do seminário que abordará a influência espanhola na formação jurídica brasileira. Entre eles, Pilar Jimenez Tello, Conselheira da Universidade de Salamanca, e Marcos Sacristán Represa, diretor do Instituto de Estudos Europeus, da Universidade de Valladolid, que esteve representando a Espanha.

Alckmin lembrou ainda a grande afinidade histórica de São Paulo com a Espanha, desde sua fundação com o jesuíta espanhol José de Anchieta, natural das Ilhas Canárias, até o advento do Código Civil do Brasil, em 1917, que foi regulado pelas ordenações de Felipe II, das Ordenações Filipinas. E citou os grandes investimentos da Espanha ao fim do século XX, que contribuíram para do desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

Agradecendo à recepção, o catedrático Marcos Sancristán Represa lamentou o triste fato ocorrido na Espanha e disse sentir-se emocionado pela oportunidade de poder discutir “aqui, com pessoas muito bem intencionadas,” temas importantes como Direitos Humanos, entre outras reflexões.

Estiverem presentes ao evento, o vice-governador, Cláudio Lembo, o cônsul-geral da Espanha, José Antônio San Gil, entre vários secretários de Governo e outras autoridades.

Lilian Santos