Alckmin recebe crianças que vão conhecer o Interior nas Caravanas do Conhecimento

Cerca de 3,4 mil crianças da Capital, Grande São Paulo e Litoral devem visitar um total de 78 cidades

seg, 19/07/2004 - 12h30 | Do Portal do Governo


Cerca de 240 crianças que estão participando do Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior foram recebidas pelo governador Geraldo Alckmin, nesta segunda-feira, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes. Elas fazem parte de um grupo de crianças, com idade entre 9 e 11 anos, que moram na Capital, Grande São Paulo ou Litoral, e vão passar cinco dias no Interior paulista. O programa, que tem duas semanas de duração nas férias de julho, deverá atingir aproximadamente 3,4 mil crianças dessas regiões. O primeiro grupo já participou das viagens. Partiu na segunda-feira da semana passada, dia 12, e retornou na sexta-feira, dia 16. O último grupo está saindo hoje e retornará na sexta-feira, dia 23.

“Esse é um belo programa que possibilita às crianças do Interior poderem, na época do verão, conhecer o Litoral. É o programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia, que foi feito no começo deste ano. Agora, no inverno, as crianças do Litoral, Grande São Paulo e Capital vão para o Interior. Elas passam a semana inteira conhecendo natureza, fazendas, a vida no campo, a vida no Interior, conhecendo o Estado de São Paulo”, explicou o governador.

Desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) – Fundação Prefeito Faria Lima, da Secretaria da Economia e Planejamento, o programa proporciona viagens de lazer e conhecimento para as crianças durante as férias escolares.

Ao todo, estão sendo beneficiadas pelo Redescobrindo o Interior 3.400 crianças, de 9 a 11 anos, da rede pública de ensino, da Fundação Abrinq e da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, provenientes de 26 municípios. O programa conta com 78 cidades hospedeiras, sendo que 73 municípios receberão uma delegação cada e cinco cidades hospedarão duas delegações cada.

O programa Caravanas do Conhecimento permite aos jovens entrar em contato com a vida do campo e a cultura do Interior, além de participar de variada programação de atividades esportivas, culturais e educativas, por meio do lazer conjugado à educação informal alternativa. Para o presidente do Cepam, Sílvio Torres, muitas das crianças que participam do programa não teriam a oportunidade de fazer uma viagem.

Como é o caso de Patrícia Ferreira da Cruz, de 10 anos, que nunca esteve no Interior. Ela mora no extremo Sul da Capital, próximo ao município de Itapecerica da Serra, e não tinha oportunidade de viajar. “Acho que vou ver cachoeira e muitas outras coisas legais”, afirmou.

Já a expectativa de seu colega, Marcos Giovanni Lopes dos Santos, de 11 anos, que também não conhece o Interior paulista, é andar a cavalo. “Nunca fui para o Interior, mas sei que lá tem árvores, peixe, vaca e cavalo”, disse.

Para Alckmin, essa é uma experiência que as crianças nunca vão esquecer. “É uma oportunidade que vai marcar muito a formação dos nossos estudantes”, destacou.

História

Criado durante a gestão do governador Franco Montoro, na década de 80, o programa foi relançado este ano pelo governador Alckmin.

A primeira fase do Programa Caravanas do Conhecimento ocorreu nas férias de janeiro, quando 6.120 crianças que moram no Interior foram levadas para conhecer o Litoral paulista pelo Interior na Praia.

As viagens sempre têm início às segundas-feiras e terminam às sextas-feiras. Cada Caravana reúne uma turma de 20 meninas e 20 meninos, que ficam hospedados em escolas da rede oficial, adaptadas para recebê-los. Durante esse período, as crianças recebem cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Elas são acompanhadas por 300 monitores, devidamente treinados.

“As prefeituras são grandes parceiras do Programa Caravanas do Conhecimento. No Interior na Praia, elas se encarregam de providenciar transporte, lanche e monitores. Já no Redescobrindo o Interior, elas recebem as crianças e as alojam nas escolas públicas, fazem a programação local e dão a merenda”, explicou Sílvio Torres. Ele informou que o programa tem custo baixo tanto para o Estado quanto para as prefeituras, porém um grande alcance sócio-educativo.

Cíntia Cury / Lilian Santos