Alckmin recebe comandantes de polícias militares do Brasil

Também participaram do encontro comandantes dos Corpos de Bombeiros de vários Estados

qua, 07/05/2003 - 23h45 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira, dia 7, a visita de coronéis comandantes gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros de vários Estados brasileiros. O encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, ocorreu após a reunião anual dos militares na Feira Internacional de Segurança e Defesa (Interdefesa), que está sendo realizada no Centro de Exposições Imigrantes, até a próxima sexta-feira.

Esta é a segunda vez que o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Brasil se reúne na capital paulista. A primeira ocorreu no ano passado. Durante a visita, Alckmin conheceu o novo presidente do Conselho, coronel João Paulo da Silva Vieira, comandante do Estado do Pará, que toma posse nesta quinta-feira.

Para Vieira, a prioridade do Pará é ter São Paulo como parceiro e também fazer a integração das polícias em seu Estado. ‘O Brasil deve muito à polícia de São Paulo, que é referência para todo o País, e conceituada no mundo todo.’

Sobre a reunião do Conselho em São Paulo, o comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Alberto Silveira Rodrigues, disse ser um privilégio. ‘É uma importante troca de experiências porque todos nós somos responsáveis pelo policiamento ostensivo e preventivo de cerca de 170 milhões de habitantes’, observou.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, destacou que, atualmente, 92 mil policiais militares trabalham pela segurança da população e fez um rápido balanço dos investimentos feitos pelo atual Governo. ‘O que mais nos deixa contentes é o profissionalismo das nossas polícias, sem demérito às outras’, disse Saulo de Abreu. Ele acentuou o empenho do governador no fortalecimento da área. ‘Tivemos aumento do contingente, mais equipamentos, implantação de alta teconologia, e demos melhores condições de vida aos policias’, disse.

Os bons resultados obtidos pelo trabalho da Polícia Comunitária implantada em São Paulo também foram destacados pelo comandante da Polícia Militar do Estado do Paraná, coronel David Antônio Pancotti. ‘Essa é uma das vertentes do trabalho da PM de São Paulo que queremos implantar o mais rápido possível em nosso Estado’, disse Pancotti.

O governador reafirmou que o crime não separa fronteiras e, ao falar sobre a importância dos Estados estarem juntos nesse combate, lembrou que vários Estados do Brasil estão seguindo modelos de São Paulo. Ele citou como exemplo a Via Rápida, já aprovada em São Paulo, para agilizar a retirada do mal policial das corporações, e o combate à corrupção. ‘É demissão a bem do serviço público. Vários Estados estão nos pedindo a cópia da lei para também poderem acabar com a minoria que compromete o nome de suas polícias’, afirmou.

Lilian Santos