Alckmin recebe a visita do presidente da China, Hu Jintao

Governador ofereceu um jantar para o presidente e comitiva de 150 pessoas

seg, 15/11/2004 - 22h20 | Do Portal do Governo


‘Os laços se desdobraram nos últimos dias no estabelecimento de um novo patamar nas relações bilaterais entre os nossos países, que certamente resultarão em novas oportunidades para ambas as partes’, disse o governador Geraldo Alckmin na noite desta segunda-feira, dia 15, ao receber para um jantar no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da República Popular da China, Hu Jintao, e sua comitiva de 150 pessoas.

O governador lembrou da importância da comunidade chinesa no Estado e a presença paulista na China por meio de serviços de engenharia e equipamentos. ‘Somos os maiores exportadores de carne, suco de laranja, açúcar e álcool e o quarto produtor mundial de aviões. E no presente, a China está dando à economia mundial novas oportunidades de futuro’.

A visita ao Brasil tem o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois países, acelerando o comércio bilateral e investimentos. A China é atualmente o sétimo importador de produtos paulistas como equipamentos para tratores, produtos semimanufaturados de ferro e aço, grãos de soja, suco de laranja, congelados, pasta química de madeira, partes de motores de explosão, automóveis e aviões a turbojato. Entre janeiro e setembro de 2004, o Estado de São Paulo exportou mais de US$ 600 milhões para a China.

Alckmin relembrou a visita que fez àquele país em maio deste ano, com a delegação brasileira e junto com a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), ocasião em que foi inaugurado um escritório de representação em Xangai. ‘São Paulo está aberto para novas parcerias, seja no setor privado, em obras de infra-estrutura como na construção do Ferroanel, na duplicação de rodovias, na ampliação dos portos, enfim, em todas as áreas propícias das Parcerias Público Privadas’.

O presidente Hu Jintao destacou a celebração dos 30 anos de relações entre China e Brasil. ‘Com essas visitas fica demonstrado a importância que as duas partes atribuíram para essas relações’.
Comentou ainda sobre a reunião que teve com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, em que foram discutidas questões sobre o contínuo e mútuo desenvolvimento dos dois países.

E ressaltou que São Paulo tem desempenhado um papel fundamental para aprofundar as cooperações entre os dois países. ‘Nós incentivamos empresários chineses a buscar novas oportunidades para comércio e investimento aqui em São Paulo’.

Segundo Alckmin, São Paulo tem todas as condições para se transformar numa plataforma terminadora para produtos chineses destinados ao Brasil e a América Latina, por ter uma infra-estrutura logística e de telecomunicações. ‘Por sua vez a China poderia desempenhar a mesma função sobre os semimanufaturados paulistas destinados aos chineses e ao sudeste asiático’, comentou. Como incentivador e usuário, o governador Geraldo Alckmin ainda elogiou a tradicional medicina chinesa.

É a primeira vez que o presidente chinês vem à América Latina. Ele e mais 400 empresários e autoridades chinesas chegaram ao Brasil na última quinta-feira, dia 11, para uma visita de cinco dias. Depois, seguirão para Argentina, Chile e Cuba. Nesta visita, foram assinados acordos nas áreas comercial, turística e espacial entre Brasília e Pequim.

Carlos Prado