Alckmin recebe a prefeita de São Paulo Marta Suplicy

Encontro teve como objetivo duscurtir parcerias entre Governo paulista e Prefeitura

qui, 25/09/2003 - 20h02 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes, a prefeita de São Paulo Marta Suplicy. O encontro teve como objetivo discutir parcerias entre o Governo paulista e a Prefeitura, como o prolongamento das avenidas Jacu Pêssego e a Radial Leste, criação de Comitê Executivo para a questão de transportes, o Metrô e a permuta do imóvel do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo e Pavilhão Manoel da Nóbrega.

Obras Viárias

Alckmin informou que o Governo do Estado vai doar um terreno do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que hoje é ocupado pela Sabesp, para que seja prolongada a avenida Jacu Pêssego, na Zona Leste da Capital.

Sobre o prolongamento da avenida Radial Leste, o governador informou que o Governo vai ceder para a Prefeitura o antigo leito da CPTM, com sete quilômetros de extensão. “Para ganhar tempo, nós já estamos liberando esse acesso para que as obras possam caminhar mais depressa”, disse Alckmin.

O Governo paulista também vai doar um terreno da CPTM para que seja construído o Terminal Grajaú, na Zona Sul da Capital. “O Estado entra com o terreno e a Prefeitura constrói a estação. Faz simultaneamente a integração para o ônibus e para o trem, um duplo benefício para a população”, informou.

Durante a audiência, também foi criado um Comitê Executivo para a questão de transportes para a cidade de São Paulo, unindo Estado e município. “O Comitê Executivo é importante para poder otimizar os recursos e proporcionar uma logística melhor nessa área”, disse.

Transportes Metropolitanos

Na área dos Transportes Metropolitanos, o governador informou que já foi licitada a Linha 4 do Metrô. “Já licitamos a Linha 4. Ela é a maior linha, com quase 14 quilômetros, uma obra de mais de R$ 2 bilhões. Na primeira fase, são cinco estações já previstas. A Prefeitura se dispõe, através de operação urbana, a antecipar duas estações que ficariam para uma segunda fase, que é a Estação Faria Lima e Vila Sônia. Também cuidamos da questão de ter apenas um bilhete para poder trabalhar Metrô e ônibus. A Prefeitura está licitando o bilhete municipal e o Governo vai viabilizar uma transição para que o Bilhete Integração do município possa ser utilizado pelo Metrô. O Governo paulista está fazendo a licitação do Metropass, que vai fazer em comum entendimento com o município para que se possa utilizar o mesmo cartão”, informou Alckmin.

Na Estação Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, o governador disse que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado e do município vão somar esforços no sentido de otimizar mais a integração de ônibus com Metrô.

Prédios do Estado

Alckmin informou que os imóveis do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp), localizados no centro de cidade, e o Pavilhão Manoel da Nóbrega, no Ibirapuera, vão ser cedidos para a Prefeitura. Ele disse que o Pavilhão Manoel da Nóbrega será repassado em outubro. “Nós estamos fazendo um entendimento com a Prefeitura para que neste mês de outubro sejam realizadas atividades no Ibirapuera”, disse.

Segurança

Sobre segurança pública, o governador informou que vai ter um aumento no efetivo da polícia na região central de São Paulo e uma ação especial para o mês de janeiro do ano que vem.

Também ficou acertado que os menores infratores com liberdade assistida serão de responsabilidade da Prefeitura de São Paulo. “O Estado é responsável por aqueles adolescentes em privação de liberdade e o Estatuto da Criança e do Adolescente diz que a liberdade assistida deve ser de participação do município.”

O governador Geraldo Alckmin disse que a cada dois meses vai ser realizada uma reunião junto com a Prefeitura para que se acompanhe o andamento desses projetos e parcerias.

“Esse esforço conjunto entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo vai resultar no entendimento bastante proveitoso para a população”, disse a prefeita Marta Suplicy.

Participaram da audiência os secretários estaduais Arnaldo Madeira, da Casa Civil; Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, Fernando Braga, assessor especial do governador; os secretários municipais Rui Falcão, do Governo; Jilmar Tatto, dos Transportes; e o assessor especial do programa de Desenvolvimento da Zona Leste, Branislav Contic.

Macedo Júnior