Alckmin recebe 26 prefeitos das regiões de Avaré e Botucatu

Governo pretende ajudar prefeitos a obterem economia na gestão pública

sex, 17/12/2004 - 23h17 | Do Portal do Governo


Na oitava rodada de encontros entre o governador Geraldo Alckmin com os prefeitos eleitos e reeleitos do Estado, mais uma vez ele reafirmou a intenção do Governo em firmar parcerias com os 645 municípios, na intenção de estreitar as relações com a finalidade de atender as principais demandas da população. Na reunião realizada na noite desta sexta-feira, dia 17, compareceram 26 prefeitos das regiões de Avaré e Botucatu.

Numa conversa descontraída, Alckmin deu às boas vindas aos convidados e os parabenizou pela vitória. Relembrou o tempo em que foi prefeito de sua cidade natal, Pindamonhanga, e deu um incentivo aos futuros governantes. “Por maior que sejam os problemas, maior será a realização. Não há governo que realiza tanto quanto o local”. Citou o governador Mário Covas. “Ele dizia que sua maior experiência política foi ter sido prefeito de São Paulo, pois é onde o governo está mais próximo da população”, assinalou.

Alckmin comentou que o Governo é um bom parceiro dos municípios e colocou à disposição dos prefeitos programas como a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) e o Pregão Presencial, que vem possibilitando ao Governo obter economia na compra de produtos para os mais diversos órgãos estaduais, o que está ajudando a obter eficiência no gasto público.

Destacou que as parcerias podem ser intensificadas nas áreas de Educação, Saúde, Saneamento, Habitação, Infra-Estrutura. Como exemplo, citou que é necessário usar a criatividade para se reduzir custo, e fazer mais obras. “O Governo fez duas mil pontes metálicas utilizando recursos de pagamento de devedores do Estado”, disse.

O Governo está tentando outro tipo de compensação para avançar na recuperação de estradas vicinais. O governador afirmou que tem recebido propostas interessantes e econômicas dos prefeitos, como a utilização de material da Petrobrás para fazer pavimentação rural, cujo metro quadrado sai a R$ 5,40.

Os prefeitos avaliaram de forma positiva o encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes. O de Porangaba, Benedito Machado Neto, (PSDB), disse que as grandes prioridades de seu administração são as áreas de saúde e educação. Ele que firmar parceria para municipalizar o ensino. Na saúde, pretende adquirir uma unidade móvel médico odontológico, que vai percorrer os bairros prestando atendimento à população.

O prefeito reeleito de Fartura, José da Costa (PFL), destacou que as parcerias permitem avanços, pois um administrador sozinho não consegue fazer muitas obras em favor da população. “Os municípios pequenos, que não têm parque industrial, não tem muita receita própria e neste caso, as parcerias ajudam muito”, observou. Uma de suas reivindicações é conseguir ajuda para comprar maquinário agrícola para o pequeno produtor.

Em seu primeiro mandato na cidade de Arandu, o prefeito Paulo Sérgio Guerso, (PTB), disse que pretende instalar em seu município o programa Acessa São Paulo para que a população tenha conhecimento na área de informática.

Reeleito em Botucatu, Antonio Mário de Paula Ielo (PT), falou que a reunião é importante para que os prefeitos conheçam os novos colegas que foram eleitos. Ele destacou obras que o Estado está fazendo em seu município como a construção do Fórum e a duplicação da rodovia Marechal Rodon.

Estiveram presentes os prefeitos dos seguintes municípios: Bofete, Pereiras, Anhembi, Conchas, Laranjal Paulista, Taquarituba, Barão de Antonina, Itaí, Paranapanema, Coronel Macedo, Manduri, Taguaí, Botucatu, Torre de Pedra, Porangaba, Itatinga, Águas de Santa Bárbara, Pardinho, Arandu, São Manuel, Cerqueira César, Avaré, Pratânia, Fartura, e Areiópolis.

A série de encontros com os prefeitos já foi realizados com os prefeitos das regiões de Presidente Prudente, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Votuporanga, Fernandópolis, São João da Boa Vista, Bauru, Jaú e Lins.

Valéria Cintra