Alckmin reabre aquário do Parque da Água Branca

Prédio histórico que abriga aquário foi restaurado

dom, 16/10/2005 - 15h53 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin reabriu neste domingo, dia 16, o Aquário do Instituto de Pesca do Parque da Água Branca. Criado nos anos 30, a unidade, que esteve fechada por 10 meses, volta a receber visitantes e a apresentar as principais espécies da aqüicultura, criação de animais e plantas aquáticas, e da piscicultura paulista e brasileira.

O governo do Estado investiu R$ 70 mil nas reformas, que incluem o restauro da estrutura original do prédio histórico e a ampliação das áreas de exposição. O aquário do Parque da Água Branca, único aberto para visitação pública na cidade de São Paulo, recria os ambientes onde peixes como traíra, tilápias, pirarucu, vivem. “Este é um passeio educativo, onde se vê os peixes das bacias hidrográficas do Brasil”, observou Alckmin. São esperados cerca de 25 mil visitantes por mês.

Durante a visita ao Parque, o governador anunciou a ampliação do aquário. A nova unidade do Instituto de Pesca será realizada em parceria com a iniciativa privada. A obra, orçada em R$ 3 milhões, terá uma nova área para exposição de peixes e atividades de aqüicultura.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, a ampliação servirá para aumentar os trabalhos científicos desenvolvidos pelo Instituto e também para repassá-los aos público visitante.

Alckmin também informou que a área dos antigos viveiros será a próxima a ser recuperada.

Dia Mundial da Alimentação

As atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, realizadas neste domingo, mostram as novidades desenvolvidas pelos centros de pesquisa da Secretaria de Agricultura, como os patês de truta e tilápia, frutas desidratadas e soja frita, além da orientação e avaliação nutricional realizadas por especialistas da Secretaria.

Jaina Carvalho