Alckmin quer que novo veículo da VW seja produzido em São Bernardo do Campo

Governador elogia iniciativa da empresa que beneficiará setor sucroalcooleiro

seg, 24/03/2003 - 15h34 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin enfatizou seu compromisso em atrair para São Bernardo do Campo, no Grande ABC, a nova planta industrial da Volkswagen para a produção do veículo Tupi, que será voltado à exportação.

A declaração foi feita durante as comemorações dos 50 anos da empresa no Brasil, nesta segunda-feira, dia 24, evento que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

‘Aqui é a melhor esquina do Brasil. A esquina da Anchieta com a futura Asa Sul do Rodoanel, que conta com o sistema Anchieta/Imigrantes, com a Imigrantes duplicada, com o Porto de Santos em dragagem e com o novo píer do Porto de São Sebastião. Portanto, oferecemos nosso empenho na infra-estrutura da rodovia e nas outras medidas necessárias para que possamos comemorar os 50 anos com a nova planta, com novo avanço, fazendo exportação para ajudar o Brasil’, afirmou Alckmin.

O novo veículo foi apresentado pelos presidentes da Volkswagen do Brasil, Paul Fleming, e mundial, Bernd Pischertsrieder. O Tupi poderá utilizar como combustível tanto o álcool quanto a gasolina. Na opinião de Alckmin, o carro vai estimular a cadeia produtiva do açúcar e do álcool, que gera 450 mil empregos em São Paulo. Além disso, é um incentivo ao uso de uma energia renovável e menos poluente que a gasolina. ‘Temos o maior canavial do mundo’, lembrou o governador.

Sobre a empresa, Alckmin disse que a Volkswagen é parte da história do País. ‘A indústria automobilística mudou o Brasil, a infra-estrutura, os hábitos, o direito de ir e vir, a organização dos trabalhadores, o mundo sindical e a relação dos trabalhadores com as empresas. O Fusca virou símbolo da industrialização brasileira, assim como o café foi o símbolo da economia’, destacou.

A Presidência da Volkswagen também anunciou a doação de um automóvel (o novo Gol Total Flex, que pode utilizar álcool ou gasolina) e dois caminhões para o Programa Fome Zero do Governo Federal, bem como três quilos de alimentos para cada veículo vendido e um quilo para cada financiamento.

Anunciou ainda a contratação de jovens carentes em cada uma das concessionárias, com salário de R$ 100,00 mensais, além de vale alimentação e vale transporte.

Cíntia Cury