Alckmin preside cerimônia de formatura de cadetes da Academia do Barro Branco

Os 196 formandos deverão atuar como aspirantes a oficiais na Região Metropolitana da Capital

sex, 12/12/2003 - 13h13 | Do Portal do Governo


Os 196 formandos deverão atuar como aspirantes a oficiais na Região Metropolitana da Capital

A Polícia Militar de São Paulo está recebendo mais 196 aspirantes a oficiais. Nesta sexta-feira, dia 12, o governador Geraldo Alckmin presidiu a cerimônia de formatura dos cadetes da Academia do Barro Branco, que fica no bairro da Água Fria, Zona Norte da Capital.

Durante a solenidade, foram entregues as espadas – símbolo do oficialato – aos formandos. A turma é integrada por 170 homens e 26 mulheres. O vice- governador Cláudio Lembo foi o paraninfo da turma e elogiou a nobreza de sentimentos daqueles que optaram por uma profissão que visa proporcionar respeito e cidadania à população.

Os formandos passaram, em 1999, por vestibular realizado pela Fuvest para o Curso de Formação de Oficiais. Atualmente, é um dos cursos mais concorridos. Este ano, o vestibular para Policial Militar feminino foi o mais procurado da Fuvest, na frente de Publicidade e Jornalismo. Já o masculino, sétimo mais concorrido, superou os candidatos do curso de Medicina. “Os cadetes que passaram no vestibular formam uma elite. É gente bem preparada e com vocação. Eles poderiam ter escolhido qualquer outro curso, mas optaram por ser policiais”, elogiou o governador.

Nesta sexta-feira, os formandos deixam de ser cadetes e passam a ser aspirantes a oficiais. Durante um ano, eles realizarão treinamento na rua com todas as atribuições de comando, vivenciando situações reais de atendimento a ocorrências e recebendo permanente avaliação. Após esse período, alcançam a patente de segundo tenente PM. “Eles vão direto para o trabalho nas ruas, exercer uma função de comando, que exige muita responsabilidade. Se não é fácil obedecer, é mais difícil ainda comandar, com a obrigação de dar o exemplo”, afirmou Alckmin.

Quase todos os 196 novos aspirantes a oficiais deverão ir para o policiamento da Região Metropolitana. Eles atuarão em todas as áreas, como Choque, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e outras. “São Paulo está recebendo sangue novo na Segurança Pública. Isso vai fortalecer ainda mais o bom trabalho que a polícia vem realizando”, destacou o governador.

Academia da Polícia Militar do Barro Branco

Criada em 1910, com a denominação de Companhia Escola da Força Pública, a Academia da Polícia Militar do Barro Branco passou a ter este nome em 1978. Tradicional estabelecimento de ensino superior da PM, destina-se a formar oficiais. Após quatro anos de curso, os formandos saem com o posto de aspirante a oficial.

A Academia abriga atualmente 760 alunos. De 1996 a 2002, já se formaram 1.802 aspirantes a oficiais PM.

Rogério Vaquero / Valéria Cintra