Alckmin preside a formatura de 178 Oficiais da Polícia Militar

Evento foi realizado na Academia do Barro Branco

sáb, 14/12/2002 - 13h33 | Do Portal do Governo


A Polícia Militar de São Paulo recebeu neste sábado, dia 14, mais 178 aspirantes a oficiais, que nos últimos quatro anos participaram de um intenso treinamento no curso de formação da Academia do Barro Branco. Os novos integrantes da PM chegam motivados para, no prazo de um ano, começar a exercer cargos de comando na corporação.

A cerimônia de formatura foi presidida pelo governador Geraldo Alckmin que elogiou a coragem destes policiais. “O combate a violência é o grande desafio do mundo moderno e eles estão transformando este desafio em profissão”. Alckmin destacou a árdua trajetória dos formandos nos quatro anos de escola militar, começando com um concorrido vestibular promovido pela Fuvest.

Durante o curso, eles contaram 6.260 horas/aula e tiveram contato com matérias como direito ambiental, administrativo e civil, direitos humanos, policiamento ostensivo, psicologia, treinamento de campo e defesa civil. Nos três primeiros semestres do curso, o policial fica em regime de internato na Academia e, a partir do segundo semestre do segundo ano, eles passam a voltar para casa após os treinamentos.

Um dos aspirantes a oficial, Carlos Roberto Klenp, 25 anos, ficou emocionado ao lembrar das dificuldades vencidas e mostrou-se satisfeito pelo esforço. “É bastante gratificante. Saio empenhado para realizar meu trabalho com dignidade, honestidade e ser feliz na carreira”, disse.

A carreira de oficial permite que eles sejam promovidos a tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. Os novos aspirantes receberam dos seus familiares a Espada Oficial da PM. Segundo o comandante-geral da PM, Alberto Silveira Rodrigues, este é um símbolo do poder de justiça e que significa um grande sentimento de responsabilidade na carreira militar.

Alckmin lembrou ainda que amanhã, a Polícia Militar paulista comemora 171 anos de existência e esses novos policiais vêm trazer sangue e energia renovada. “É uma nova elite da polícia”, concluiu.

Rogério Vaquero/Macedo Júnior