Alckmin premia equipe do grupamento aéreo da PM que salvou vítima da enchente na Anchieta

Governador também apresentou o bimotor apreendido que passará a ser usado pela polícia

qua, 08/12/2004 - 15h43 | Do Portal do Governo


Os cinco policiais militares do Grupamento de Radiopatrulha Aérea – Equipe Águia, responsáveis pelo resgate de Odair Nogueira Gomes, vítima de enchente no início desta semana na Via Anchieta, foram homenageados nesta quarta-feira, dia 8, pelo governador Geraldo Alckmin, no Campo de Marte, Zona Norte da Capital. Odair foi surpreendido pela enchente quando passava pela Rodovia e subiu no teto de seu veículo, de onde foi salvo pelo grupamento.

Na visita, o governador vistoriou equipamentos do grupamento e apresentou o avião apreendido do tráfico e que passará a ser usado pela polícia. O bimotor modelo Baron, que pertenceu a Roberto Eleutério da Silva, o Lobão, considerado o maior contrabandista de cigarros do País, será usado para levar a tropa, transportar presos de alta periculosidade, atuar no apoio à Polícia e transporte de órgãos para transplante. “Nossos policiais são extremamente bem treinados e têm equipamentos de última geração”, destacou Alckmin.

O Grupamento Aéreo atua em operações de apoio ao policiamento urbano, trânsito, choque, ambiental, rodoviário e Corpo de Bombeiros. É acionado pela Polícia ou pelo Corpo de Bombeiros em ocorrências onde há necessidade de visualização ou salvamento por helicóptero. Ao todo, o Águia é composto por cerca de 224 integrantes, entre pilotos, tripulantes e policiais das equipes de apoio, e está equipado com 17 aeronaves. São cinco aviões, seis helicópteros modelo Esquilo AS50 B/A e outros seis modelo AS50 B2.

Durante o evento, o governador mostrou aos policiais uma reportagem que comparava o salvamento bem sucedido da última segunda-feira e outro, no mesmo local e em situação semelhante, em 1991. A diferença é que naquela época os policiais não tinham equipamento adequado. Eles tentaram resgatar a vítima em um barco, mas não tiveram sucesso. A mulher que estava em cima do carro foi arrastada pela correnteza e acabou morrendo.

Para o sargento Edmar Felix, que desceu do helicóptero em um cesto para tirar Odair do meio do alagamento, a visita do governador significou “o reconhecimento do trabalho e confiança depositada na equipe”. Ele destacou que o Estado investe na Polícia, com treinamento e equipamentos. Edmar está na Polícia Militar há 12 anos. Ele atuou no Corpo de Bombeiros por sete anos e foi transferido para o Grupamento Aéreo. Nesse período, fez diversos cursos, inclusive fora do Estado e com policiais dos Estados Unidos.

O cesto que retirou Odair do meio da água é utilizado há cerca de oito anos para salvamentos desse tipo e tem capacidade para três pessoas, um tripulante e duas vítimas. Esse equipamento suporta até 750 quilos.

Cíntia Cury