Alckmin percorre 223 metros de túneis já escavados da Linha 2 do Metrô

Com uma extensão de três quilômetros e duas estações, a 1ª etapa deve ser concluída em 2006

qua, 14/07/2004 - 13h02 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin inspecionou nesta quarta-feira, dia 14, os novos túneis das obras de expansão da Linha 2 do Metrô, na Vila Mariana, onde já foram escavados 223 metros em direção ao bairro do Ipiranga.

A primeira etapa da expansão da Linha 2 (Paulista), com uma extensão de três quilômetros e duas estações, Chácara Klabin e Imigrantes, deverá ser concluída até 2006. O empreendimento exigirá investimentos da ordem de R$ 590 milhões do Governo do Estado, dos quais R$ 111 milhões já estão assegurados para este ano. Nessa etapa, a implantação da Linha 2 irá gerar 2.400 empregos diretos e 5.000 indiretos.

Na segunda fase, a Linha 2 será estendida em mais 2,2 quilômetros e duas estações, Ipiranga e Sacomã, além de um pátio de manutenção e estacionamento de trens na extremidade da linha.
Com o objetivo de diminuir os transtornos à população e minimizar o impacto ambiental na cidade, as obras do trecho Ana Rosa – Imigrantes são executadas em subterrâneo, com um pequeno trecho de 278 metros em elevado, sobre a avenida Ricardo Jafet, junto à estação Imigrantes.

Os túneis são construídos pelo New Austrian Tunneling Method (NATM), conhecido atualmente como método convencional de escavação de túnel. Próximo da estação Imigrantes haverá um pequeno trecho construído a céu aberto, na transição da via subterrânea para elevada, sobre a avenida Ricardo Jafet. Após a estação Imigrantes, o Metrô volta a ser subterrâneo.

A expansão da Linha 2 do Metrô é antiga reivindicação da população da região Sudeste da Capital, onde residem mais de 400 mil pessoas, e significa uma nova opção de transporte, com acesso direto à avenida Paulista e ao Centro, por meio de transferência para a Linha 1 (Norte-Sul), nas estações Ana Rosa e Paulista.

A estação Chácara Klabin será subterrânea, localizada na esquina das ruas Vergueiro e Desembargador Aragão. Com três acessos, plataforma central e capacidade de embarque de 17,7 mil passageiros por hora/pico, a nova estação ficará pronta para receber o futuro prolongamento da Linha 5 ( Capão Redondo – Santo Amaro), que será integrada à Linha 1, na estação Santa Cruz, e à Linha 2, na estação Chácara Klabin.

A estação Imigrantes, elevada, construída na esquina das ruas Saioá e Breno Ferraz do Amaral, contará com dois acessos, plataforma central e capacidade de embarque de 4,2 mil passageiros hora/pico.
Com a conclusão da obra, em 2006, a Linha 2 do Metrô passará a contar com dez quilômetros de extensão e dez estações (Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Klabin e Imigrantes), que movimentarão, diariamente, 335 mil passageiros.

O governador andou por dentro do túnel e pilotando uma máquina retroescavadeira fez as escavações de terra. Disse que os serviços estão num bom ritmo e que as obras serão entregues dentro do cronograma. “Estão sendo feitos três metros por dia de túnel. Vamos ter quatro frentes de trabalho, o que dá uma média de 12 metros de túnel por dia”.

As operações experimentais devem ser feitas no primeiro trimestre de 2006 e em seguida deve entrar em curso a operação comercial. Alckmin comentou que o Governo não está gastando recursos com desapropriações na construção dos três quilômetros de prolongamento da Linha 2. Ressaltou ainda que o andamento das obras não está interferindo no trânsito, pois as escavações estão sendo feitas a 20 metros de profundidade, e não interferem também no abastecimento de água.

Alckmin observou ainda que o transporte sobre trilhos é a solução para que o trânsito tenha melhor fluidez na Região Metropolitana de São Paulo, que conta com 5,5 milhões de veículos. Referindo-se às obras da Linha 4 (que liga a estação Luz a Vila Sônia), o governador comentou que elas não ficarão prontas em seu mandato, mas afirmou que os recursos estão garantidos, e que na primeira semana de agosto irá para o Japão assinar o contrato com o JBIC-Japan Bank no valor de US$ 209 milhões. Ele mencionou que dentro de 30 dias fará uma inspeção nas obras da Linha 4.

Takao Miyagui / Valéria Cintra

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