Alckmin pede facilidade de vistos para familiares de brasileiros residentes no Japão

São Paulo cria comissão para os festejos dos 100 anos da Colônia Japonesa no Brasil

qui, 26/08/2004 - 20h49 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin pediu ao Japão que facilite vistos a familiares de brasileiros residentes no país asiático. A possibilidade foi tratada durante almoço oferecido, nesta quinta-feira, dia 26, pelo governador ao embaixador japonês, Takahiro Horimura, no Palácio dos Bandeirantes.

Durante o encontro, uma retribuição da visita feita por Alckmin àquele país, no fim do mês passado, foi destacada a ampliação do turismo japonês em São Paulo e no Brasil e a vinda de cinco grandes agências de turismo para São Paulo, em setembro. “Minha missão no Japão foi positiva”, avaliou o governador.

Ele enfatizou que a retomada da cooperação econômica entre os dois países e as perspectivas na área da produção e comercialização do etanol foram destaques de sua conversa com o primeiro-ministro Junichiro Koizumi e disse que São Paulo tem condições de garantir o abastecimento do mercado japonês.

“Sua visita foi um passo muito importante para o redimensionamento das relações bilateriais”, ressaltou Horimura. O embaixador afirmou que o primeiro-ministro japonês vem em setembro ao Brasil para retomar e diversificar investimentos de empresas japonesas aqui.

Durante a audiência, Alckmin destacou a importância da comunidade japonesa no Brasil, principalmente em São Paulo, onde há a maior colônia japonesa do País e constituiu a Comissão Paulista para tratar do centenário da colônia japonesa no Brasil. O embaixador japonês declarou que o centenário deve ser visto como perspectiva do futuro de cooperação entre os dois países, no quadro de um mundo em transformação. “Não só perspectiva de passado.”

Entre as iniciativas acertadas, o Japão demonstrou interesse em apoiar os jovens da comunidade brasileira que lá vivem. Para isso, o Centro Educacional Paula Souza, em parceria com empresas japonesas, deve enviar professores para cursos técnicos profissionalizantes.

Ao encerrar, Alckmin reiterou o convite para que o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, visite São Paulo quando estiver no Brasil.
Acompanharam a audiência o cônsul geral do Japão em São Paulo, Hitohiro Ishida, o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, e diplomatas intérpretes.

Lilian Santos