Alckmin participa do lançamento do Pólo Nacional de Biocombustíveis

Evento na Escola Superior de Agricultura, em Campinas, teve a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva

sex, 16/01/2004 - 21h09 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia de criação do Centro Brasileiro de Biocombustíveis, nesta sexta-feira, dia 16, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq) em Piracicaba, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo é transformar Piracicaba num centro de referência internacional para a produção de biocombustíveis. O novo pólo irá manter e ampliar a capacidade competitiva do Brasil na produção da energia renovável, por meio de pesquisas obtidas com a cana-de-açúcar e seus derivados – tanto em sua fase agrícola como no processamento de seus produtos e subprodutos – além de outros insumos como madeira, girassol, milho, amendoim e soja.

‘Entre todos os benefícios do setor sucro-alcooleiro, um dos mais importantes é a geração de emprego’, disse Alckmin. Destacou que os biocombutíveis preservam a saúde e melhoram o meio-ambiente. Por isso, o projeto contará com o apoio de todos os órgãos do governo paulista, para dar outros passos importantes no desenvolvimento do álcool como alternativa de energia. Alckmin lembrou que o Estado deu forte contribuição para o emprego e trabalho no setor, com a redução de 18% para 12% na alíquota do ICMS do álcool hidratado.

‘Uma bolsa diversificada de combustíveis garante ao consumidor uma alternativa contra os preços abusivos’, disse a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Para ela, o projeto permitirá a redução da importação do diesel e a geração de emprego e renda.

O diretor da Esalq, José Roberto Postali Parra, considerou que o projeto ‘não é uma simples escolha política, mas um projeto com alto respaldo técnico e com uma visão de que o Brasil poderá liderar a área da agricultura energética’. Lembrou que no século XIX, a revolução industrial substitui a lenha pelo carvão mineral e que no século XX, o petróleo desbancou o carvão. ‘Com esse projeto, voltaremos a usar a biomassa, mas agora com aparato tecnológico, protegendo o meio ambiente’, enfatizou.

Parra acrescentou que o setor da agroindústria gera muito mais emprego com menos investimento. Como exemplo, disse que para gerar um emprego permanente, o setor necessita investimentos de U$ 10 mil, enquanto no setor petroquímico o valor chega a U$ 220 mil e no metalúrgico, a US$ 145 mil.

Piracicaba tem uma posição geográfica privilegiada, mantendo-se próxima à Copersucar e à Unicamp, centros geradores de tecnologia na área. A região é estritamente sucro-alcooleira e possui um peso importante dentro do contexto nacional. O Pólo será referência no desenvolvimento de tecnologia de biocombustíveis, desde a produção até a aplicação. A Esalq foi escolhida para o projeto porque além de ser um centro de excelência, já desenvolvia pesquisas na área de bioenergia.

Após a inauguração, Alckmin participou também solenidade de formatura da 100ª turma de engenheiros agrônomo da Esalq.

Cíntia Cury