Alckmin participa do lançamento do Centro de Competitividade do Cone Leste Paulista

Centro reúne 41 municípios do Vale do Paraíba, do Litoral Norte e da Região Serrana

sex, 28/11/2003 - 18h31 | Do Portal do Governo


Promover a geração de negócios e o incremento do pólo tecnológico da Região de São José dos Campos. Esse é o objetivo do Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), que foi lançado na tarde desta sexta-feira, dia 28, em São José dos Campos, com a presença do governador Geraldo Alckmin.

O centro reúne 41 municípios do Vale do Paraíba, do Litoral Norte e da Região Serrana em uma associação civil privada sem fins lucrativos voltada para a promoção dos Arranjos Produtivos Localizados (Clusters) do Cone Leste Paulista, que reúne empresas, sobretudo da área de tecnologia. O objetivo dos Arranjos Produtivos Localizados é intensificar as exportações, principalmente das micro e pequenas empresas do Interior. Em parceria com a FIESP e o Sebrae, o Estado foca sua atenção nos municípios que já desenvolvem algum tipo de atividade comercial de destaque. Fabricação de sapatos, móveis, confecção infantil e cerâmica, por exemplo.

‘Hoje é um dia histórico pois se olha para o futuro com a construção de uma entidade privada que vai pensar em como gerar renda e estimular o empreendedorismo. Seremos parceiros e o Estado vai trabalhar junto, dando todas as condições para ajudar no sucesso do Cecompi para darmos um grande salto no sentido de apoiar os Clusters”.

Ele disse que São José dos Campos é a capital da inteligência com muitos atrativos logísticos, que pensa na frente, inova e compete. ‘É uma das mais importantes cidades do País, principalmente devido a seu pólo aeroespacial, bem localizada com aeroporto, ferrovia, excelentes rodovias e ainda conta com o Porto de São Sebastião’. Destacou também a atuação do Estado na ampliação da Rodovia dos Tamoios e da SP-55 .

O Cecompi irá atuar em conjunto com os governos federal e estadual, prefeituras, iniciativa privada e centros de pesquisa. Seu Conselho será integrado por representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo; da Prefeitura de São José dos Campos; do Sebrae-SP; da Fiesp; do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); da Universidade Vale do Paraíba; do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Recursos Humanos; e da Fundação Casimiro Montenegro Filho.

Alckmin informou que serão construídos no Estado quatro parques tecnológicos juntos às universidades públicas, incluindo um em São José dos Campos. ‘Serão grandes áreas com inovação tecnológica a serviço das empresas da iniciativa privada’.

Para o prefeito, Emanoel Fernandes (PSDB), a cidade está em constante progresso, sempre de olhos no futuro e ‘a criação do Cecompi vem ajudar a planejar a região para os próximos 50 anos’.

Anunciou que o município contará com duas incubadoras. A Incubaer que será coordenado apelo ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) e outra será operacionalizada com recursos da prefeitura de R$ 1 milhão. Com isso, em 2004 o município passará a contar com quatro incubadoras. Após a cerimônia, o governador visitou a feira dos jovens empreendedores.

Indústria aeroespacial

Alckmin disse que o Estado irá fazer um grande esforço junto ao Governo Federal para investir na compra de aviões fabricados pela indústria nacional ‘Devemos prestigiar nossa inteligência e tecnologia, consolidando o trabalho extraordinário que é feito em São José dos Campos. Nossos aviões estão presentes em todos os continentes do mundo e porque não estariam aqui no Brasil?’.

Salientou ainda sobre a necessidade do Brasil aumentar as exportações, principalmente para os Estados Unidos, pois segundo ele, o País vem perdendo mercado para os chineses em diversos setores.

Valéria Cintra / Carlos Prado/ Macedo Júnior