Alckmin participa do lançamento de livro de Júlio Mesquita sobre a Primeira Guerra Mundial

nd

ter, 05/11/2002 - 21h34 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou na noite desta terça-feira, dia 5, no Sesc Pompéia, do lançamento do livro e CD-ROM A Guerra (1914-1918), com relatos do jornalista Júlio Mesquita sobre a Primeira Guerra Mundial. Em quatro volumes, a obra traz os artigos semanais que o jornalista publicou no ‘O Estado de S. Paulo’ durante o primeiro grande conflito do século XX.

‘É bonito, um século depois, ter a história resgatada como era retratada pelo jornal o ‘Estado de S. Paulo’, num momento de grande reflexão no mundo todo, onde a globalização e seus novos meios de comunicação, tornam cada vez mais próximas as Nações, mas, ao mesmo tempo, mostram as dificuldades provenientes da intolerância de caráter religioso, político, econômico e social’, disse o governador.

Durante o evento, Alckmin ressaltou a importância do projeto do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na área cultural. ‘Mais investimentos na área da Educação e Cultura, que tem como objetivo diminuir os índices de violência no Estado’. O governador visitou também a exposição de fotos, com 50 painéis a respeito do livro e da época.

Júlio Mesquita, primeiro diretor do jornal, é o cronista que vê a guerra de longe, distante do palco do conflito. E por isso consegue mostrá-la com isenção. Quando a guerra estourou, o desafio de informar e, principalmente, explicá-la aos leitores do jornal, foi assumido por ele. Suas crônicas, agora reunidas em livro, trazem uma reflexão sobre as causas e consequências do conflito e sobre o mundo naquele momento.

A edição do livro é assinada por Ruy Mesquita Filho, em parceria com Mary Lou Paris, responsável pela Terceito Nome. O projeto gráfico é de Diana Midlin. Em sua organização, o livro contou com a participação dos jornalistas Fernando Portela e José Alfredo Vidigal Pontes.

Participaram do evento o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, os secretários de Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, e de Desenvolvimento, Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder.

De 6 de novembro a 8 de dezembro, a exposição no Sesc-Pompéia, estará aberta ao público. No local estará disponível também uma versão em CD-ROM, para consultas. Rua Clélia, 93, tel.: (011) 3871-7700, de terça a sexta-feira, das 9 às 20h30; sábado e domingo das 9 às 20 horas.