Alckmin participa do lançamento de Campanha de Desarmamento Infantil

Mais de um milhão de crianças e jovens devem trocar armas de brinquedo por revistas

seg, 15/09/2003 - 13h14 | Do Portal do Governo


Campanha já percorreu 22 cidades de sete Estados brasileiros, onde foram recolhidas 250 mil armas

O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, dia 15, do lançamento da Campanha de Desarmamento Infantil promovida pela Distribuidora Nacional de Publicações (Dinap) do Grupo Abril, com o apoio do Governo do Estado, no Ginásio do Ibirapuera, na Capital.

A iniciativa é caracterizada pela troca de armas de brinquedo por uma revista infantil e tem por objetivo incentivar entre crianças e jovens a leitura e a valorização da paz. O projeto envolve mais de um milhão de alunos de 1.022 escolas estaduais da cidade, além da população em geral.

Para o governador Geraldo Alckmin, a campanha tem um duplo benefício. ‘De um lado, o desarmamento das armas de brinquedos, o que cria uma nova mentalidade nas futuras gerações. Acho que desarmar é amar as crianças, os jovens e a paz. É uma campanha extremamente educativa e foi criada em um momento importante, em que o Brasil está discutindo o Estatuto de Desarmamento. O segundo benefício é a troca de armas de brinquedo pela revista, que estimula a leitura, melhora o aprendizado, a escolaridade e a inteligência”, disse Alckmin.

A campanha visa ainda a conscientização dos pais sobre a importância em atentar ao fato de que armas de brinquedo podem induzir a brincadeiras violentas e influenciar negativamente na formação de futuros cidadãos. As armas de brinquedo poderão ser trocadas em 1.300 bancas de revistas, em 1.022 escolas estaduais, postos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

“A iniciativa abre o caminho para uma conscientização sobre a vantagem do desarmamento e a importância da leitura”, disse o presidente da Editora Abril, Roberto Civita, informando também que a meta da campanha, que se estende até o final do de novembro, é arrecadar aproximadamente um milhão de armas de brinquedo.

De acordo com o superintendente da Distribuidora Nacional de Publicações da Editora Abril (Dinap), Douglas Duran, as 40 escolas estaduais que mais trocarem armas de brinquedo vão receber 130 títulos de revistas, doados pela Editora Abril, para realização trabalhos escolares e pesquisas durante um ano, além de uma revisteca.

Segundo Duran, a campanha já percorreu 22 cidades de sete Estados brasileiros, onde foram recolhidas 250 mil armas. Mais 50 municípios do País estão na fila para participarem da campanha.

O evento contou com a presença de secretários estaduais da Educação, Gabriel Chalita, da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães, do Esporte e Juventude, Lars Grael, da Cultura, Cláudia Costin, da Segurança Pública, Saulo de Castro, além dos artistas Eliana, Beto Carrero, Trem da Alegria e Falcão.

Lilian Santos/ Valéria Cintra/Macedo Júnior