Alckmin participa do jogo de abertura da Copa Febem

O jogo foi disputado entre os internos da Unidade 29, de Franco da Rocha e a Unidade 10, do Tatuapé

sáb, 29/01/2005 - 15h40 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou neste sábado, dia 29, da abertura da Copa Febem de Futebol, no Estádio do Morumbi, Zona Sul da Capital.

O torneio é disputado entre os internos da instituição e organizado pela Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF). São 16 equipes formadas por 272 adolescentes.

O jogo foi disputado entre os internos da Unidade 29, de Franco da Rocha e a Unidade 10, do Tatuapé, que venceu o jogo por 3X1.

O governador Geraldo Alckmin, o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, e o presidente da Associação de Futebol Paulista, Marco Pólo Del Nero, entregaram as medalhas para as equipes no final da partida.

O secretário Alexandre de Moraes disse que um campeonato como este movimentou 1020 adolescentes internos. ‘Nesta etapa são 16 equipes com 272 jovens, isso não só anima os internos como dá o sentido de união, disciplina e acaba mostrando também a educação através do esporte’.

Alckmin informou que os adolescentes só podem participar do torneio se tiverem bom comportamento. ‘Isso acaba reeducando os internos. O esporte funciona não só para educar e gerar união, mas também para gerar emprego. Aqui estão os ‘olheiros’, que identificam os bons jogadores para eles poderem ter espaço e crescerem no futebol’.

Alexandre de Moraes destacou que é importante passar para sociedade, que a grande maioria dos internos vem se dedicando aos esportes e aos estudos. ‘Nós tivemos 38 adolescente que passaram no vestibular e vão começar a universidade este ano. Isto mostra que a Febem vem dando certo no estado de São Paulo’.

Ainda no esporte, o secretário lembrou que a Febem tem competições de atletismo em todas as modalidades e futebol de salão, pois essas são as modalidas prediletas dos internos.

Alckmin disse que o governo está construindo um novo modelo para a Febem. ‘Primeiro são 77 unidades menores; segundo é a agenda educativa, com escola, ensino profissionalizante, qualificação em informática e emprego com carteira assinada; terceiro é a separação no trabalho dos funcionários, quem faz segurança não terá contado com os internos e o outro fará só atividades pedagógicas e de ressocialização. Este último processo será implantado gradualmente’.

Ele falou também que todos os internos praticam esportes na Febem. ‘Um período é na sala de aula, é a escola, e outro é o esporte e os cursos profissionalizantes’.