Alckmin participa do Fórum Portugal – São Paulo

Estado terá Centro de Referência da Língua Portuguesa, na Estação da Luz

ter, 17/05/2005 - 12h04 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou, na manhã desta terça-feira, dia 17, da cerimônia de abertura do Fórum Portugal-São Paulo, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O encontro, promovido pela Fundação Luso-Brasileira, tem o objetivo de estreitar as relações culturais e oportunidades de negócios entre os dois países. “Esse é um fórum de negócios, na linha do desenvolvimento e também cultural”, disse o governador.

O encontro deverá reunir cerca de 200 pessoas. Ao longo do dia serão realizados debates, como o que discutirá as experiências de investimento em Portugal e outro que abordará os contextos institucionais e culturais para o desenvolvimento.

Alckmin destacou que Portugal é o 4º investidor do mundo no Estado e que os investimentos portugueses no Brasil ultrapassaram US$ 10 bilhões. Ele lembrou ainda que muitas empresas paulistas atuam em Portugal. “E isso pode crescer muito”, observou.

Centro de Referência da Língua Portuguesa

O governador ressaltou ainda que o Governo paulista, em parceria com empresas da iniciativa privada, está restaurando a antiga Estação da Luz para transformá-la no Centro de Referência da Língua Portuguesa. A obra deverá ser entregue no ano que vem. “Será um centro de referência para os oito países que falam a Língua Portuguesa e para o mundo”, afirmou.

Marco histórico de São Paulo, a Estação da Luz foi construída entre 1895 e 1901 e é uma réplica da que existe em Sidney, na Austrália. A estação foi símbolo do poder do café e teve papel importante na circulação de produtos entre o interior paulista e o Porto de Santos.

Atualmente, a região do Parque da Luz, onde a Estação está instalada, passa por trabalho de modernização. A integração entre metrô e trem é feita pelo subterrâneo e a Estação passa por obras de restauração. O prédio administrativo foi cedido, em comodato, pela Rede Ferroviária Federal e pela CPTM para a instalação do Centro de Referência da Língua Portuguesa.

As obras do novo espaço tiveram início em maio de 2003 e contam com a parceria das secretarias estaduais da Educação, da Cultura e da Fundação Roberto Marinho, além de investimentos da iniciativa privada. Quando estiver concluído, o Centro de Referência deverá receber cerca de 2 milhões de pessoas por ano.

Numa área de 4.500 metros quadrados serão instalados espaços de exposição e de educação, sala de consultas em multimídia com 60 terminais de computadores para acesso aos conteúdos do Centro de Referência, espaço para exposição permanente, auditório para 270 pessoas e restaurante.

Cíntia Cury