Alckmin participa do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas

Evento é promovido pelo Fórum Paulista de Mudanças Climáticas

ter, 26/07/2005 - 13h41 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, dia 26, do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas. O evento, que será realizado até amanhã, dia 27, na Escola de Administração de Empresas Fundação Getúlio Vargas, é organizado em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e com a organização inglesa Action for a Global Climate Community.

Durante o encontro, representantes de instituições brasileiras e do exterior estarão discutindo como os países podem contribuir para reduzir suas emissões de gases que estão causando o aquecimento global do planeta e a perda da biodiversidade.

O objetivo é discutir as estratégias que poderão vir a ser implementadas pelos países após 2012, ano em que se esgota a primeira fase dos compromissos assumidos no Protocolo de Kyoto.

Com o início da segunda fase de compromissos do Protocolo, os países em desenvolvimento terão que assumir responsabilidades quanto à emissão de gases causadores do efeito estufa.

“São Paulo pode dar uma importante contribuição nesse sentido, na questão dos combustíveis”, disse o governador. Ele lembrou que na cidade de São Paulo, a emissão de dióxido e monóxido de carbono em grande parte é proveniente de automóveis, ônibus e caminhões e que São Paulo é o maior produtor mundial de álcool combustível, que é uma energia limpa e renovável. “Nós estamos dando um exemplo para o mundo, porque este ano, 54% da frota já é flexfuel”, informou.

Alckmin lembrou ainda que o Governo paulista assinou, em junho de 2005, em Washington, um contrato com o Banco Mundial para plantar 1 milhão de hectares de Matas Ciliares no Estado de São Paulo. ‘Ganhamos US$ 7,7 milhões a fundo perdido’, destacou.

Além do governador Geraldo Alckmin participaram do evento o secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg; Fábio Feldmann, secretário executivo do Fórum Paulista; Peter Luff, Diretor da Action for a Global Climate Community; Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil, entre outras autoridades.

Macedo Júnior

  • Leia também:
    Fórum debate situação atual e futuro do Protocolo de Kyoto