Alckmin participa do encontro do Programa de Microbacias Hidrográficas em Lourdes

Agricultores vão receber 12 máquinas e a Casa de Agricultura de Monções

sex, 27/08/2004 - 16h10 | Do Portal do Governo


Os moradores de Lourdes, na região de Araçatuba, receberam nesta sexta-feira, dia 27, a visita do governador Geraldo Alckmin, que participou do encontro de Avaliação do Programa Estadual de Microbacias. Ele ainda entregou 12 máquinas de plantio às Associações de Produtores Regionais, no bairro Pereirão.

Criado em 2000, numa parceria de várias secretarias de Estado com o Banco Mundial (Bird), o Microbacias Hidrográficas tem por objetivo aumentar a produtividade do agricultor na linha do desenvolvimento sustentável, conciliando a recuperação de matas ciliares e controle de erosão, por meio da orientação e organização dos agricultores, disponibilizando recursos e equipamentos.

Apenas no município de Lourdes, 400 pequenos produtores estão sendo beneficiados pelo programa, que já abrange 711 microbacias, numa área total de 2.255,767 hectares, em 471 cidades.

Alckmin explicou que o programa visa recuperar as áreas de mananciais e recompor as matas ciliares com árvores nativas. “Na região há muita erosão causada pela falta de cobertura vegetal e pela força das águas que arranca a terra”. Disse ainda que o programa permite dar maior renda ao pequeno agricultor.

A região também recebeu um abastecedouro de água comunitário, que vai beneficiar 12 famílias de agricultores. Alckmin agradeceu ao vice-presidente do Banco Mundial, Vinod Thomaz, presente ao evento, pela parceria, pois é de grande importância para qualidade de vida e renda do agricultor e para o desenvolvimento sustentável. “Ajuda os agricultores a produzirem mais, preservando recursos raros, como a água”.

Alckmin comentou que encaminhou uma lei, em caráter de urgência, para a Assembléia Legislativa, que vai ajudar o pequeno agricultor a ter acesso aos equipamentos e máquinas. “Grande parte dos recursos está sendo fornecida pelo Governo do Estado e pelo Banco Mundial. O agricultor vai entrar com uma pequena parcela dentro de suas possibilidades”, assinalou.

O programa de microbacia, informou o governador, está sendo levado a 471 municípios do Estado e envolve US$ 100 milhões. “Pretendemos atingir 1.500 bacias hidrográficas em todo o Estado em mais de 4 milhões de hectares, beneficiando 100 mil famílias”. A recuperação de terras pelo Estado prevê ainda o serviço de melhoria das estradas rurais. “Serão perenizados 500 quilômetros de estradas até o final do ano para o escoamento da safra do pequeno produtor, isto, independentemente dos programas Melhor Caminho e Pró-Estrada”.

O vice-presidente do Bird, Vinod Thomaz, parabenizou o Governo paulista pelo grande trabalho que está sendo feito para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais de São Paulo. Destacou ainda a inclusão social no processo de produção de crescimento e a importância da preservação do meio ambiente em recursos naturais.

Lilian Santos/ TaKao Miaguy