Alckmin participa do 49º Prêmio Moinho Santista

Prêmio Santista foi instituído em 1955

qui, 30/09/2004 - 22h17 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou nesta quinta-feira, dia 30, no Palácio dos Bandeirantes, da entrega do 49º Prêmio Moinho Santista e do 25º Prêmio Moinho Santista Juventude. ‘São 49 anos de estímulo ao conhecimento, à ciência e à cultura e de 25 anos de prêmios à juventude, numa combinação bonita, porque mostra que há uma continuidade no conhecimento, como numa corrida de revesamento, onde uma vai passando o bastão para o outro nessa luta para melhorar a vida das pessoas’, destacou Ackmin ao cumprimentar os vencedores e organizadores do prêmio.

Este ano, as categorias contempladas foram Genética e Desenvolvimento Sustentado, das áreas de Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde. Os vencedores na categoria Genética foram Francisco Mauro Salzano, além de Anamaria Aranha Camargo (modalidade Juventude). O primeiro, 76 anos, formado em História Natural, fez pesquisas de campo em tribos indígenas na Amazônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraguai. A segunda, 33 anos, defendeu tese de doutorado sobre a malária e pós-doutorado sobre bactéria responsável pela praga nas laranjeiras, a Xylella Fastidiosa.

Na categoria Desenvolvimento Sustentável, os prêmios foram destinados a Paulo Nogueira Neto, 82 anos, por sua dedicação à preservação do meio ambiente e defesa da biodiversidade, e a Adriel Ferreira da Fonseca, (modalidade Juventude), 28 anos, engenheiro agrônomo com doutorado na área de solos e nutrição de plantas.

O Prêmio Santista foi instituído em 1955. A partir de 1980 passou a ser também concedido o Prêmio Santista Juventude, destinado a jovens até 35 anos. Ambas as premiações têm o objetivo de reconhecer e homenagear expoentes que tenham se destacado nas varias áreas da Ciências.

No final do evento foi anunciada a mudança do nome da premiação, que a partir de 2005 passa ser Prêmio Fundação Bunge, ampliando as categorias a serem premiadas. Roberto Rodrigues, ministro da Agricultura e Miguel Reale, presidente da Fundação Bunge, foram os destaques entre as 800 pessoas presentes.